PRÉVIA – PAPELARIA 3.0 A PAPELARIA DO FUTURO

Posted on Postado em Marketing Digital

Esta ideia surgiu pensando em nosso cliente Brasil Escolar, a matéria foi primeiramente postada no blog da papelaria neste link.

 

Você já ouviu falar em papelaria 3.0? É um conceito novo que criamos e aponta para um novo rumo. É a evolução necessária para as papelarias tradicionais. A papelaria de bairro vem sofrendo de longa data para manter o negócio estável. A papeleira além da competição normal, muitas vezes acaba competindo com atacadistas e até os próprios fabricantes. Esta competição desequilibrada prejudica todos da hierarquia do mercado. O elo mais fraco sai perdendo, ou seja, a papelaria.

Alertar o mercado para que haja uma conscientização e respeito pela hierarquia é importante, porém se nada de novo for feito, a tendência é que a situação piore. Muitas papelarias podem sumir ou se tornarem negócios sem perspectiva. A fórmula antiga de papelaria já não funciona como funcionava antigamente. É mudar ou morrer! A escolha está em suas mãos.

 

1 - Conflito de gerações

Veio a geração X, depois a Y e o que será da papelaria com a chegada da geração Z? Hoje temos crianças e adolescentes que não são seduzidos facilmente. Tudo comparam e comprar pela internet é um hábito. A abordagem do vendedor já não faz tanto efeito. Os clientes sabem mais dos produtos e serviços do que os próprios vendedores. A tecnologia avança sem parar. É preciso diversificar, oferecer conforto e comercializar coisas que nunca antes  foram pensadas.

 

2 - Diversificação

Tecnologia

Acessórios de informática e peças de hardware atrativas. Não só um mouse e teclado básico mais cartucho de impressora e cabo HDMI. Já pensou em vender webcam, smartphones, capas de celular, roteador, adaptador wifi, placas de vídeo para games e outras coisas legais?

 
Games

Falando em games. O mercado de games é muito forte. Venda os principais jogos eletrônicos de acordo com a sazonalidade. Venda videogames através de consignação com uma loja parceira especializada. Tenha acessórios de linha gamer, game cards, revistas gamer etc.

 
Presentes

Deixe fluir a sua imaginação. Aqui temos um mundo vasto.

 
Brinquedos

Brinquedos são legais, mas as crianças estão perdendo o interesse. É importante filtrar o que se compra.

 
Pets

Os clientes tem animais de estimação e eles brincam! Brinquedos para cachorros e gatos são uma boa pedida.

 
papelaria-3-0-do-futuro

 

3 - Conveniência

Aqui o objetivo é manter o cliente o máximo de tempo possível dentro da papelaria. Doces, refrigerantes, máquina de café, salgadinhos etc. Um espaço com alguns livros para leitura. Quanto mais tempo o cliente fica dentro da loja, mais chances dele comprar algo.

 
Agregue serviços

Serviços grátis como WIFI da papelaria e alguns outros serviços que podem ser terceirizados fazendo apenas a indicação como manutenção de computadores e pet shower. São apenas algumas ideias importantes para agregar modernidade, diversificação e conveniência a papelaria.

Obrigado,
Forte abraço
Matheus Gabassi


Veja também

Matheus Gabassi on FacebookMatheus Gabassi on Linkedin
Matheus Gabassi
Onze anos no mercado corporativo. Especialista em Inbound Marketing. Tem por formação Propaganda e Marketing, Design Gráfico, Especialização em Marketing Digital, Ecommerce e Mba em Estratégia Empresarial. Recentemente triplicou a votação passada e elegeu o atual vereador Normino da Rádio na cidade de Itu/SP. É consultor de marketing digital, marketing político e mídias sociais. Bem humorado e saxofonista. Apreciador de azeite, pimenta, café e chocolate amargo.