As redes sociais são um meio de comunicação importante para médicos e dentistas construírem relacionamentos com seus clientes e aumentarem a visibilidade de seus negócios.

Muitos profissionais não aproveitam todo o potencial de seus canais ou cometem alguns erros graves que prejudicam a performance nas redes sociais.

Como você já sabe, identificar a raiz do problema é o primeiro passo para uma cura definitiva, por isso atender bem on-line é tão essencial como no consultório.

Sobre atendimento:

O bom atendimento médico é algo que viraliza e se transmite boca-a-boca. Dar a devida atenção aos usuários das redes sociais gera o mesmo benefício!

Quando você atende bem seu paciente, é provável que ele fale do teu trabalho para os amigos dele. On-line não é diferente. Isto é expressado através de curtidas, comentários e compartilhamentos.

A indicação também funciona e muito bem nas redes sociais através de marcações em publicações entre os usuários!

Veja abaixo

Abaixo o(a) doutor(a) poderá ler sobre os 10 principais erros que observamos em perfis e páginas de hospitais, clínicas, consultórios odontológicos e profissionais da área da saúde em termos de marketing digital.

 

1. Medo de quebrar o código de ética

Sabemos que existem regras que regulamentam a atuação dos médicos e dentistas nas redes sociais.

O código de ética da área da saúde deve ser respeitado, mas não superestimado. Você precisa de clientes e é super lícito “vender o peixe”, só precisa ficar atento a alguns detalhes e tomar algumas precauções.

Não fale de preço

É óbvio que o profissional da saúde não deve focar em preço e nas condições de pagamento em seus anúncios no Facebook, pois falamos aqui de hospitais, clínicas e consultórios e não de açougues e supermercados.

A boa notícia é que você é livre para falar do seu trabalho, dar dicas de saúde relacionadas com o serviço que presta e mostrar um pouco do dia a dia e resultados dos clientes (com cautela).

O mais importante é não deixar o medo te impedir de caminhar pra frente! Mídia social não é um campo minado! 💣

 

2. Sempre indisponível

Esteja sempre online! Leve a sério o Facebook Messenger, WhatsApp e o Instagram Directs. Responda rápido e de preferência tenha alguém pronto para atender a qualquer momento do expediente nas redes sociais! Seja proativo e pergunte o e-mail e telefone do usuário quando o mesmo fizer algum contato direto.

 

3. Fake news: informações duvidosas

Quanto vale a sua reputação como médico? Vale a pena o risco de perder sua credibilidade com informações imprecisas e sensacionalistas, apenas para conseguir alguns likes a mais em uma publicação?

 

4. Excesso de adjetivos

Falar muito de si mesmo não é legal. Tem muito mais valor quando os outros falam de nós. Por isso, atenção ao excesso de expressões como “a melhor clínica”, “a(o) melhor terapeuta, médica(o), dentista”, “o melhor tratamento” ou “a melhor solução”.

Evidencie dados reais que comprovem estas afirmações, sem necessariamente fazer o uso delas.
 
Dados de pesquisas, depoimentos, comparativos de vantagens e desvantagens e informações concretas.

 

Dentista

5. Compartilhar imagens de antes e depois

O Código de Ética proíbe o uso de imagens comparativas do tipo antes e depois, é preciso ter muito cuidado com este tipo de material. Vemos particularmente muitos dentistas sensacionalistas usando esta técnica sem pudor e sofrendo “ban” em seus canais sociais. Cuidado!

Vale muito mais a pena criar campanhas de redes sociais através de uma assessoria profissional especializada.

 

6. Expor problemas de saúde: doenças e lesões 

Expor doenças e lesões não é proibido, mas exige moderação e critério. Lembre-se que sua página é relacionada a saúde e não um filme de terror. Isto pode deixar as pessoas desconfortáveis, causar retaliação e repulsão por parte do público ao invés de atraí-lo. 😧

 

7. Não separar o pessoal do profissional

Não misture sua vida pessoal com a profissional. Tenha dois perfis no Instagram.
 
Jamais poste na mesma página/perfil as dicas de saúde da sua clínica e a foto do almoço de domingo com a sua família, ou daquela viagem que fizeram no final de semana.

Você é o produto

Tenha uma página e um perfil comercial no Instagram. Ainda assim, seus perfis pessoais não devem ser relaxados. Moderação! Tanto na rede social ou no consultório: você é o produto.

Não é preciso dizer o que você deve ou não postar em uma rede social, afinal você é um doutor(a) e não um pop-star midiático radical.

 
Além disto, este tipo de divisão favorece a administração e reserva sua vida privada de assédios e exposição indesejável.

 

8. Não produzir conteúdos relevantes

O conteúdo é uma ferramenta poderosa para ganhar autoridade e notoriedade. Um blog ativo e com conteúdos relevantes é uma maneira de ganhar não só mais visualizações como novos clientes.

Crie conteúdos relevantes relacionados a sua área de atuação. Dicas de saúde, explicações sobre tratamentos, listas sobre benefícios e malefícios etc.

Você pode criar um e-book com um conteúdo altamente relevante ao seu público(atenção, é para o seu público e não para você) e em troca solicitar o e-mail e telefone do usuário.

E-book Invisalign
E-book Invisalign

Estes contatos capturados poderão ser nutridos com e-mails programados em um fluxo de automação de marketing que filtrará os curiosos dos clientes ou em listas de transmissão de Whatsapp por exemplo. 😉

Não tenha medo de postar! Quanto mais relevante for tua página/perfil, mais irá atrair seguidores.

Quantos mais relevante for teu site, melhor será no resultado da busca do Google. Por isso que blogs em sites são tão importantes, para somar no ranqueamento da pesquisa dos mesmos.

Sempre mantenha o caráter informativo. Nunca exponha pacientes ou incentive automedicação.

9. Não impulsionar os materiais produzidos

Quanto custa um impulsionamento eficiente? Isso pode variar… Agora quanto custa não impulsionar? Bons materiais requerem tempo de trabalho estratégico, técnico e operacional. Produzir materiais para apenas você mesmo ver é prejuízo!

10. Não praticar network em grupos sociais do Facebook

Faça bom proveito dos grupos sociais do Facebook. Este tipo de network pode oferecer a troca de indicações entre as especialidades médicas, aumentar a visualização e consultas a sua página.

 

11. Querer fazer tudo sozinho

Para ficar mais tranquilo(a) é essencial ter uma assessoria profissional em sua estratégia de marketing digital e gerenciamento de redes sociais. Desta forma você pode focar em atender tua agenda com qualidade e sem se preocupar com mais nada!

Obrigado, curta e compartilhe.

Forte abraço!
47 98882-8000 (Whatsapp)
Enviar e-mail

blog.

Joyful doctor standing cross-armed in dentists office

A importância das redes sociais para médicos e dentistas

Muitos médicos e dentistas não aproveitam todo o potencial de suas redes sociais ou cometem alguns erros graves que prejudicam a performance.

As redes sociais são um meio de comunicação importante para médicos e dentistas construírem relacionamentos com seus clientes e aumentarem a visibilidade de seus negócios.

Muitos profissionais não aproveitam todo o potencial de seus canais ou cometem alguns erros graves que prejudicam a performance nas redes sociais.

Como você já sabe, identificar a raiz do problema é o primeiro passo para uma cura definitiva, por isso atender bem on-line é tão essencial como no consultório.

Sobre atendimento:

O bom atendimento médico é algo que viraliza e se transmite boca-a-boca. Dar a devida atenção aos usuários das redes sociais gera o mesmo benefício!

Quando você atende bem seu paciente, é provável que ele fale do teu trabalho para os amigos dele. On-line não é diferente. Isto é expressado através de curtidas, comentários e compartilhamentos.

A indicação também funciona e muito bem nas redes sociais através de marcações em publicações entre os usuários!

Veja abaixo

Abaixo o(a) doutor(a) poderá ler sobre os 10 principais erros que observamos em perfis e páginas de hospitais, clínicas, consultórios odontológicos e profissionais da área da saúde em termos de marketing digital.

 

1. Medo de quebrar o código de ética

Sabemos que existem regras que regulamentam a atuação dos médicos e dentistas nas redes sociais.

O código de ética da área da saúde deve ser respeitado, mas não superestimado. Você precisa de clientes e é super lícito “vender o peixe”, só precisa ficar atento a alguns detalhes e tomar algumas precauções.

Não fale de preço

É óbvio que o profissional da saúde não deve focar em preço e nas condições de pagamento em seus anúncios no Facebook, pois falamos aqui de hospitais, clínicas e consultórios e não de açougues e supermercados.

A boa notícia é que você é livre para falar do seu trabalho, dar dicas de saúde relacionadas com o serviço que presta e mostrar um pouco do dia a dia e resultados dos clientes (com cautela).

O mais importante é não deixar o medo te impedir de caminhar pra frente! Mídia social não é um campo minado! 💣

 

2. Sempre indisponível

Esteja sempre online! Leve a sério o Facebook Messenger, WhatsApp e o Instagram Directs. Responda rápido e de preferência tenha alguém pronto para atender a qualquer momento do expediente nas redes sociais! Seja proativo e pergunte o e-mail e telefone do usuário quando o mesmo fizer algum contato direto.

 

3. Fake news: informações duvidosas

Quanto vale a sua reputação como médico? Vale a pena o risco de perder sua credibilidade com informações imprecisas e sensacionalistas, apenas para conseguir alguns likes a mais em uma publicação?

 

4. Excesso de adjetivos

Falar muito de si mesmo não é legal. Tem muito mais valor quando os outros falam de nós. Por isso, atenção ao excesso de expressões como “a melhor clínica”, “a(o) melhor terapeuta, médica(o), dentista”, “o melhor tratamento” ou “a melhor solução”.

Evidencie dados reais que comprovem estas afirmações, sem necessariamente fazer o uso delas.
 
Dados de pesquisas, depoimentos, comparativos de vantagens e desvantagens e informações concretas.

 

Dentista

5. Compartilhar imagens de antes e depois

O Código de Ética proíbe o uso de imagens comparativas do tipo antes e depois, é preciso ter muito cuidado com este tipo de material. Vemos particularmente muitos dentistas sensacionalistas usando esta técnica sem pudor e sofrendo “ban” em seus canais sociais. Cuidado!

Vale muito mais a pena criar campanhas de redes sociais através de uma assessoria profissional especializada.

 

6. Expor problemas de saúde: doenças e lesões 

Expor doenças e lesões não é proibido, mas exige moderação e critério. Lembre-se que sua página é relacionada a saúde e não um filme de terror. Isto pode deixar as pessoas desconfortáveis, causar retaliação e repulsão por parte do público ao invés de atraí-lo. 😧

 

7. Não separar o pessoal do profissional

Não misture sua vida pessoal com a profissional. Tenha dois perfis no Instagram.
 
Jamais poste na mesma página/perfil as dicas de saúde da sua clínica e a foto do almoço de domingo com a sua família, ou daquela viagem que fizeram no final de semana.

Você é o produto

Tenha uma página e um perfil comercial no Instagram. Ainda assim, seus perfis pessoais não devem ser relaxados. Moderação! Tanto na rede social ou no consultório: você é o produto.

Não é preciso dizer o que você deve ou não postar em uma rede social, afinal você é um doutor(a) e não um pop-star midiático radical.

 
Além disto, este tipo de divisão favorece a administração e reserva sua vida privada de assédios e exposição indesejável.

 

8. Não produzir conteúdos relevantes

O conteúdo é uma ferramenta poderosa para ganhar autoridade e notoriedade. Um blog ativo e com conteúdos relevantes é uma maneira de ganhar não só mais visualizações como novos clientes.

Crie conteúdos relevantes relacionados a sua área de atuação. Dicas de saúde, explicações sobre tratamentos, listas sobre benefícios e malefícios etc.

Você pode criar um e-book com um conteúdo altamente relevante ao seu público(atenção, é para o seu público e não para você) e em troca solicitar o e-mail e telefone do usuário.

E-book Invisalign
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Estes contatos capturados poderão ser nutridos com e-mails programados em um fluxo de automação de marketing que filtrará os curiosos dos clientes ou em listas de transmissão de Whatsapp por exemplo. 😉

Não tenha medo de postar! Quanto mais relevante for tua página/perfil, mais irá atrair seguidores.

Quantos mais relevante for teu site, melhor será no resultado da busca do Google. Por isso que blogs em sites são tão importantes, para somar no ranqueamento da pesquisa dos mesmos.

Sempre mantenha o caráter informativo. Nunca exponha pacientes ou incentive automedicação.

9. Não impulsionar os materiais produzidos

Quanto custa um impulsionamento eficiente? Isso pode variar… Agora quanto custa não impulsionar? Bons materiais requerem tempo de trabalho estratégico, técnico e operacional. Produzir materiais para apenas você mesmo ver é prejuízo!

10. Não praticar network em grupos sociais do Facebook

Faça bom proveito dos grupos sociais do Facebook. Este tipo de network pode oferecer a troca de indicações entre as especialidades médicas, aumentar a visualização e consultas a sua página.

 

11. Querer fazer tudo sozinho

Para ficar mais tranquilo(a) é essencial ter uma assessoria profissional em sua estratégia de marketing digital e gerenciamento de redes sociais. Desta forma você pode focar em atender tua agenda com qualidade e sem se preocupar com mais nada!

Obrigado, curta e compartilhe.

Forte abraço!
47 98882-8000 (Whatsapp)
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