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Uma marca de sucesso

Para ter uma marca de sucesso não basta ter um desenho legal ou usar uma fonte diferente na grafia. Veja as dicas abaixo para sua marca realmente marcar presença!

1 – Naming

É a maneira que a sua marca será chamada. Algumas empresas acertam logo de início, outras não. Listamos alguns requisitos fundamentais para a escolha do nome certo para a sua marca.

  • Escolha uma palavra que seja curta e de fácil memorização
  • Escolha uma palavra com boa sonoridade, que não seja difícil de pronunciar.
  • Esteja atento para que o nome não seja parecido ou lembre o de outra empresa, principalmente se for um concorrente ou segmento parecido.
  • Não use clichês, use criatividade! Inove, pense em uma palavra diferente, que marque na mente dos consumidores.
  • Se quiser uma evidência aos seus produtos, pode criar um nome que tenha algo a ver com o que a sua empresa produz. Mas tome cuidado para que o “tiro não sair pela culatra” e criar um nome extremamente autoexplicativo (esses nomes não chamam a atenção).
  • Cuidado com termos em outras línguas de difícil compreensão e grafia.
  • Menos é sempre mais.

2 – Cor

A cor é outra maneira de seus clientes associarem itens à sua marca. Escolher uma cor dentre as mil e uma possibilidades não é tão fácil assim. Busque algo que combine com o nome, com o mercado que está inserido e com a personalidade que deseja para sua marca.

Existem tabelas de cores com códigos específicos, entre elas as mais comuns são HEX, RGB, CYMK, JAVA E PANTONE. Escolha a cor, anote o código e o use sempre para ter identidade, essa será a cor exata da sua marca.

Dificilmente veremos uma rede de restaurantes italianos com um logotipo rosa, por exemplo. Claro que você pode pensar fora da caixa, mas tenha prudência para não se equivocar e criar algo incoerente com o teu mercado! Você não vê um açougue verde por exemplo.

Dica bônus

Além de escolher a cor de sua marca, pense mais alto e crie uma paleta de cores! Esse conjunto de cores poderá ser usado em diversas mercadorias e situações, ampliando a aparência visual!

Aqui na ZNK criamos brandbooks, que são manuais de marca, com o código da cor (ou cores), suas aplicações, código da fonte e versões  alternativas de aplicação de logotipos. Um diferencial que vale muito o investimento pensando em longo prazo.

Pense no quão importante é acertar nessa hora que vai durar pra sempre!

3 – Fonte

A fonte, somada a cor principal, trará a estética perfeita para a sua logomarca. A fonte deve harmonizar com a cor e o nome, gerando um só símbolo forte que tornará a sua marca notável e distinguível das demais!

No geral, fontes minimalistas casam bem com símbolos, e fontes trabalhadas ficam bem sozinhas. Experimente, troque e teste, com certeza há uma que se encaixará perfeitamente no perfil desejado!

4 – Disponibilidade

A disponibilidade é muito importante, ou seja, não adianta escolher um nome que já exista concorrentes que utilizando, mesmo que distantes, é bom ter algo exclusivo para evitar problemas futuros com registro de marcas e patentes.

Registro de marcas

O INPI é o órgão que regulamenta marcas no Brasil, é fundamental, se você leva o seu negócio a sério, que registre sua marca. O não registro poderá custar muito caro no futuro. Todo registro tem validade de 10 anos.

Registro de domínio

Falando em registro, é importante verificar a disponibilidade de domínio. A url do seu site precisa ser igual ao nome da sua marca. Exemplo: se sua marca chama-se Empório dos Assados e a url do seu site não estiver disponível, terá que se submeter a urls como: www.emporiodosassados01.com.br, emporiodosassadositajai.com.br, etc…. Ou seja, problema na certa, além de ficar horrível.

5 – Slogan

Assim como os outros itens, o slogan deve reportar à sua marca. Deve ser curto e soar de uma maneira memorável.

As pessoas devem escutar o slogan e lembrar da sua marca na hora. Pense em uma frase que atraia o seu público-alvo, que seja fácil de falar e memorizar, que não seja clichê e que traga alguma referência sobre a maneira como a sua empresa trabalha.

Slogan fala sobre estilo, sentimento e personalidade. O slogan é fundamental para o posicionamento da marca no mercado.

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