As repercussões do Coronavírus e seu impacto econômico envolvem mercados localmente, mas sobretudo globalmente. Estimativas de perdas econômicas só podem ser feitas no final da epidemia, mas os danos já são aparentes em todo o mundo.
É essencial que as empresas saibam como reagir imediatamente, adaptando sua estratégia à emergência e modificando os planos de marketing e vendas. O objetivo é agir agora, olhando para o futuro e o fim da crise, sabendo que o mercado e as pessoas mudarão inevitavelmente.
O Coronavírus continua se espalhando por todo o mundo: novas infecções (e novas mortes) ocorrem todos os dias. Mas, o número de curas também está crescendo e em breve teremos uma vacina.
O estado de emergência ainda não acabou e, após o medo, começa o olhar para os danos econômicos.
Como em qualquer situação adversa, existem setores que sofrem forte impacto, enquanto outros se mantêm ou até lucram. As grandes crises também oferecem grandes oportunidades de crescimento para empresas que se reinventam.
É importante não ceder ao medo e a confusão generalizada. Começar a olhar para um futuro próximo e promissor logo adiante. E comportar-se de acordo, para estar pronto quando a onda da recuperação econômica subir na linha do horizonte.
Deste ponto de vista, a comunicação também desempenha um papel crucial na redução das perdas e na recuperação das receitas. Todas as atividades relacionadas ao mundo off-line foram e/ou ainda serão claramente penalizadas pelo encarceramento da população.
Atividades relacionadas às necessidades básicas e a setores como: farmacêutico, saúde e serviços on-line apresentarão melhores resultados, bem como empresas que inovarem na forma de atenderem seus clientes. Não é preciso ser profeta para prever isto.
No entanto, ainda existem muitas oportunidades para explorar e clientes com quem se conectar. Mesmo em mercados tradicionais e populares. No universo B2B o potencial é ainda maior. O empresário de visão deve estar disposto a pensar “fora da caixa” para descobrir caminhos ainda não percorridos.
Aqui estão algumas ideias que você pode considerar
Muitas marcas já estão recebendo seus primeiros hits com o uso dessas estratégias de marketing digital. Para serem eficazes, no entanto, eles devem ser intencionais. Isso significa ter um orçamento, um plano de como e onde promover, a quem recorrer e como medir o sucesso.
Tendência de busca
Nas tendências de busca dos mecanismos de pesquisa, a palavra “Coronavírus” se destaca. Produzir conteúdos que girem em torno de informações e assuntos relevantes do momento, sempre é uma estratégia bem-vinda.
As empresas devem considerar todos esses aspectos para melhor gerenciar a emergência, sua presença on-line e obter resultados. Aproveitar o momento em consonância com o sentimento generalizado.
No Brasil, o que a nação está enfrentando é um momento de séria incerteza, mas também de evolução e mudança. Diante de uma crise dessa magnitude, as empresas precisam alterar alguns elementos primordiais na maneira como se comunicam com seus clientes e se posicionam no mercado.
Não é a primeira vez que o mundo é forçado a enfrentar uma crise dessa magnitude. O passado nos ensina que o pânico que se espalha nesses casos contribui para agravar os já frágeis e comprovados sistemas econômicos e de saúde de seus países.
Por esse motivo, adotar uma atitude apocalíptica e perder o autocontrole não significa apenas complicar as coisas para o seu negócio, mas, acima de tudo, prejudicar a sociedade.
Aproxime-se do cliente
Da mesma forma, neste momento delicado, em que o mundo está de joelhos a pandemia, é importante mostrar a proximidade e o entendimento sobre a situação. Alguns bancos adiaram as condições de pagamento de seus clientes e muitas plataformas oferecem cursos de treinamento on-line gratuitos para pessoas presas em casa.
Há momentos em que, mais do que outros, sua empresa pode demonstrar que possui as habilidades que a diferenciam da concorrência. Agora é a hora certa de criar um vínculo com o público e não apenas dizer que você é o melhor em algo. Demonstre com fatos concretos que realmente sua empresa pode fazer a diferença.
Às vezes, você não precisa ser o melhor para fechar uma venda, mas ter o melhor relacionamento com o cliente.
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