Exportar parece uma boa oportunidade para diversas empresas. As compras online aumentaram drasticamente durante a pandemia e novos acordos de livre comércio podem ser sinônimo de sucesso financeiro. Porém, existem vários erros de marketing a ser considerados para ter sucesso no comércio exterior.
Exportar parece uma boa oportunidade para diversas empresas. As compras online aumentaram drasticamente durante a pandemia e novos acordos de livre comércio podem ser sinônimo de sucesso financeiro. Porém, existem vários erros de marketing no comércio exterior a ser considerados para ter sucesso no comércio exterior.
Mas, para aproveitar essas oportunidades é necessário ter um bom conhecimento de marketing internacional. Cometer qualquer um dos erros de marketing existentes pode significar um completo fracasso.
Existem alguns erros de marketing que podem impedir empresas nacionais de terem sucesso no comércio exterior, mas podem e devem ser facilmente evitados.
Exportar com sucesso requer o desenvolvimento de um conhecimento profundo do mercado-alvo: dos clientes em potencial e como alcançá-los, de potenciais parceiros e como colaborar com eles, de produtos e serviços concorrentes e como se posicionar contra eles.
Não é algo que pode ser feito por um associado júnior. Exige a atenção de um profissional experiente – de preferência um com experiência no mercado local.
Se uma empresa já tem esse tipo de pessoa na organização e é ela que supervisiona o esforço de exportação, então é um começo promissor. Do contrário, é fundamental que a empresa contrate ou faça parceria com alguém que possa trazer esse conhecimento para a mesa. Caso contrário, é provável que o impulso para exportar pare antes mesmo de decolar.
Infelizmente, muitas das traduções para o inglês feitas por empresas não-nativas hoje não atendem aos padrões de gramática ou vocabulário de negócios. Mas mesmo um tradutor perfeito não tem experiência ou habilidades para ajudá-lo a vender para compradores americanos.
Os tradutores desempenham muitos papéis importantes, mas o marketing não é um deles. Isso porque marketing tem a ver com persuadir um público específico, e os tradutores são especialistas em linguagem – não em persuasão.
O marketing global exige mais do que uma boa gramática. É preciso experiência na criação de propostas de valor para compradores e consumidores comerciais e na elaboração de marketing que se comunique claramente com o público americano.
O primeiro lugar para onde qualquer parceiro ou cliente potencial irá depois de ouvir sobre sua empresa, produto ou serviço é o seu site, e a aparência, funcionalidade e conteúdo do seu site fazem uma declaração instantânea sobre as capacidades da sua empresa.
As estatísticas de uso e nossa própria experiência de diretoria nos dizem que seu site deve ser compatível com dispositivos móveis e otimizado para tablets e smartphones. Deve apresentar uma interface e gráficos contemporâneos. O site deve estar disponível em inglês americano perfeito e deve ter um blog que seja atualizado pelo menos uma vez por semana para ajudar no SEO.
As empresas mais inovadoras também estão implementando as melhores práticas de marketing de conteúdo para capturar e estimular leads, e mudanças futuras certamente ocorrerão. Os sites nunca são concluídos – eles devem evoluir regularmente.
Os organizadores de feiras de negócios estão sob forte pressão para recrutar mais patrocinadores, mais expositores e mais participantes. Como resultado, eles perseguem vigorosamente muitas empresas com promessas de exposição em folhetos de eventos, em itens de brindes e no chão de feiras. Infelizmente, esse tipo de exposição quase não recebe atenção.
Um patrocínio pode fazer sentido se for embalado com uma oportunidade de entregar uma demonstração ou uma apresentação bem elaborada para um público altamente segmentado.
Seus produtos ou serviços podem ser vistos como inovadores, confiáveis, de baixo custo ou de muitas outras formas possíveis em seu país, mas o cenário competitivo no mundo é provavelmente muito diferente do mercado nacional.
O desenvolvimento de uma estratégia de entrada no mercado global requer uma pesquisa de mercado mais complexa e especializada. No vasto universo de dados que podem ajudá-lo a descobrir quais mercados são melhores para você, os pontos de dados mais importantes são: 1) quanta oportunidade estimada está disponível nesse mercado, 2) quão fácil será para sua empresa fazer negócios nesse mercado, e 3) quanto sucesso você já teve com esse mercado.
Erro 7: Não pensar na logística global
Os profissionais de marketing usam um software que permite publicar conteúdo em seu site, enviar comunicações por email, publicar atualizações de mídia social e realizar outras tarefas importantes de marketing. Mas as mesmas ferramentas podem não suportar todos os mercados.
Por isso, é necessário garantir que possam realmente comercializar nos países em que desejam entrar, o que significa considerar detalhes como exibir a moeda local, poder enviar e-mails aos clientes em seu fuso horário e oferecer suporte aos idiomas que os clientes falam.
Exportar para o mercado global oferece oportunidades significativas para muitas empresas, mas o sucesso exige a comunicação de uma proposta de valor atraente aos compradores.
Evitar os erros de marketing descritos acima ajudará os exportadores atuais ou potenciais a se apresentarem de maneira adequada, competir com sucesso e capitalizar as oportunidades no maior mercado do mundo.
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