ZNK Marketing

O impacto da música e a locução em um vídeo profissional

O impacto da música e locução em um vídeo profissional

Autor

O marketing de vídeo está em alta e a tendência é crescer cada vez mais. Cerca de 75% de todo o tráfego da internet é em vídeo.

 

Dados do Youtube

Mais de 5 bilhões de vídeos são assistidos diariamente no Youtube.

300 horas de vídeo são enviadas para o YouTube a cada minuto.

Quatro vezes mais consumidores preferem assistir a um vídeo sobre um produto do que ler sobre ele.

O recente contato da internet com o conteúdo em vídeo é certamente uma evolução natural. Conteúdo em jornais, livros e rádio perderam seu destaque, e até mesmo a televisão vem sofrendo com isto.

Hoje o principal concorrente de uma emissora de TV não é outra emissora, mas o Youtube e os vídeos para redes sociais.

 

O crescimento não para

O crescimento é inevitável, pois os dispositivos móveis captam cada vez mais sinais de largura de banda altos e rápidos.

As telas dos dispositivos são de resolução cada vez maior, fazendo com que a experiência do usuário assistindo um vídeo no celular seja a cada dia mais imersiva.

 

O desafio

O que acontece é que as pessoas realmente gostam muito de vídeos! Na última década, muitos profissionais de marketing se preparam para criar conteúdos em vídeo. É uma tarefa mais trabalhosa, cara, porém eficaz.

O desafio demanda muito mais criatividade e tempo em alguns casos do que fazer um tweet, post de blog e imagem de mídia social estática.

 

Qualidade do áudio

A qualidade do áudio é sem dúvida um dos aspectos mais negligenciados na produção de vídeo e atua como uma enorme armadilha de marketing para empresas.

O áudio de baixa qualidade pode causar um desconforto físico genuíno e é a última coisa com a qual você quer que sua marca seja associada.

Alinhar palavras, lettering, cenas e imagens com uma trilha sonora e narração é um serviço de maestro.

 

Música e locução

Vídeos com trilha e locução perfeitas tem se mostrado 50% mais eficazes do que outros sem este requinte. Por quê?

A ideia é que os humanos têm uma capacidade limitada de compreender informações (neste caso, som e visão). Em vez de sobrecarregar as pessoas apenas com texto (ou texto suportado por música), a combinação de imagens, locução e música certa significa que as pessoas têm mais chances de absorver a mensagem em um curto período de tempo.

É mais eficiente transpor um sentimento ao conteúdo desta forma, potencializando os objetivos de marketing do material.

Com a variação de estilos, sotaques e expressões de um locutor, o mesmo pode tornar o seu vídeo ainda mais atraente do que apenas exibir o texto com uma música genérica(não pensada) de fundo.

 

 

Os benefícios da locução profissional

A locução profissional acrescenta vida ao script. A narração é uma solução comprovada para tornar um conteúdo mais animado e interessante. Isto prende a atenção do usuário por mais tempo.

Em uma sociedade digital que vive com pressa, qualquer segundo de atenção vale ouro.

Uma ótima voz pode dar mais voz a sua marca. Soa redundante, mas a locução ajuda a promover o seu negócio e destacá-lo da concorrência.

Um vídeo sem locução pode soar monótono.

Quando há uma narração em andamento na cena, fica fácil para o público entender o que está acontecendo e por que está assistindo o vídeo.

As locuções agregam eficácia ao marketing de vídeo, facilitando a compreensão e adicionando um toque pessoal, humano ao material.

 

Benefícios da música para o seu vídeo

A música é a literatura do coração, disse um poeta francês. Os acompanhamentos musicais para um filme são tão poderosos que algumas trilhas sonoras superam os filmes em si e algumas músicas de fundo ficam permanentemente alojadas na consciência cultural.

Algumas músicas de fundo para vídeos são projetadas para fornecer um aumento sub-perceptivo.

Enquanto uma música libera energia, outra música corresponde ao que está acontecendo na tela e define o humor do espectador.

Pergunte a si mesmo, que tipo de vídeo estou criando e qual papel eu quero que a música toque?

 

Aplicando a música certa

• Vídeo ou demonstração do explicador: use músicas sutis para manter a atenção

• Ação ao vivo ou história: use músicas claras para explicar e avançar no enredo

• Anúncio, vídeo promocional, vídeo institucional: use uma música dramática para evocar emoções

Quanto mais você souber sobre a idade do conteúdo criativo, as afiliações e preferências do seu público, mais específico poderá ser na escolha da música certa.

Se seus espectadores abrangem uma grande variedade de profissionais nos negócios, é melhor tocar em segurança com tons corporativos, rock clássico e música ambiente.

Mas se você sabe que eles são mais jovens, rock indie, hip hop, eletrônica e dance music podem ser mais apropriados.

A combinação de locução + música correta pode transformar o seu vídeo-marketing e torná-lo de alto impacto para quem assiste.

 

Obrigado, curta e compartilhe.

 

Forte abraço!
47 98882-8000 (Whatsapp)
Enviar e-mail

 

Insights Relevantes

ZNK Marketing

Cases Recentes

ZNK Marketing
Menu
Traduzir △