O COVID-19 era uma séria preocupação para o setor de marketing digital no início da pandemia, pois as medidas restritivas inerentes ao processo de quarentena afetariam a todos os mercados.
Porém, devido ao isolamento social, o comportamento do consumidor tornou-se ainda mais favorável as meios digitais, potencializando o mercado on-line.
No primeiro trimestre da pandemia, o vírus impactou significativamente os gastos com marketing e mídias de publicidade em geral.
Mas, a partir do segundo trimestre de 2020 em diante, as empresas estratégicas perceberam que não investir em marketing digital seria como “cavar a própria cova”.
O Coronavírus não é apenas uma questão de saúde pública, a pandemia afetou o ecossistema comercial mundial como um todo.
Digamos que os últimos 9 meses foram a segunda gravidez do mercado digital que, deu a luz a vários filhos ainda mais fortes e saudáveis em 2021.
O fato é: quem semeou com lágrimas ano passado, começará a colher com sorrisos neste ano.
Oficialmente declarado como uma pandemia pela OMS, junto com o vírus veio a pandemia mercadológica. No Brasil grandes empresas perderam milhões e outras faliram.
No segmento da comunicação, as empresas que dependiam das mídias tradicionais (off-line), como outdoors, painéis digitais de rua e mídia impressa, também sofreram.
Não há dúvida de que este tempo ainda é incerto, e exatamente por isso que é necessário reinventar-se.
É essencial preparar-se para o futuro, afim de suplantar a crise, ou melhor, reverte-la.
Existe a esperança de uma vacina eficaz e segura que poderá normalizar “as coisas”, mas enquanto ela não sai de vez, não significa que ficaremos parados.
Estamos em tempos sem precedentes no quesito distanciamento social. No entanto, quarentena ou auto-isolamento não significa que estamos isolados de toda forma de contato.
A tecnologia permite que as pessoas trabalhem e interajam de uma forma diferente. Sempre há oportunidades no meio de crises, e o marketing digital viabiliza empresas a se conectarem com seu público através de canais digitais, como as redes sociais por exemplo.
A questão é: como se ajustar criativamente para continuar progredindo? Esperar esta fase passar não é uma alternativa. Talvez o futuro “normal” não seja mais uma possibilidade.
Quanto mais pessoas trabalham em casa, mais flexível a “jornada de trabalho” se torna. Sendo assim, mais compras on-line serão feitas e mais os serviços de delivery crescerão!
Na internet as lojas não fecham! Pessoas realizam pesquisas pessoais e comerciais a qualquer hora do dia ou da noite. Ser encontrado é fundamental para vender hoje em dia, independente se a venda é concretizada on-line ou presencial.
Se você parar ou não investir em marketing digital agora, poderá falir em poucos meses, por isso sabemos que planejamento estratégico é a chave do sucesso!
Mas, como se faz isto? O primeiro passo é avaliar o mercado, a persona com quem deseja falar e em seguida selecionar canais e linhas de abordagem.
No que podemos ajuda aqui é, listando algumas regras básicas inerentes a qualquer mercado. Veja alguns tópicos cruciais a seguir:
O que tens feito durante a quarentena? Você está calmo e agindo, ou em pânico e paralisado?
Duas coisas que as pessoas não devem fazer agora: acumular papel higiênico e acumular o orçamento de marketing de pesquisa.
A maneira como uma empresa trata o marketing pode alavancá-la ou quebrá-la. A resposta correta para estes tempos é não parar de prospectar e fazer negócios.
Uma boa ideia é realocar o orçamento de marketing existente (como o orçamento para eventos ou outdoors) para diferentes canais digitais que não são impactados pelo distanciamento social.
Não pare de postar nas redes sociais, mas tenha objetivos claros com suas publicações. Invista em anúncios de mídia social (anúncios criados por profissionais e com dinheiro injetado para aumentar o alcance).
Falando em anúncios, eles precisam ser planejados e o público segmetado. Não é hora de fazer de qualquer jeito e arriscar perder orçamento de mídia com testes excessivos em busca da fórmula do sucesso.
As pessoas estão viciadas em smartphones. E com o isolamento social, a maioria delas tem ainda mais tempo para gastar com feed de redes sociais. Porém, se não formos criativos, não chamaremos a atenção da persona.
É vital buscar a disrupção, quebrar o efeito de rolagem automática no feed quando se vê uma propaganda feia, chata ou irrelevante.
Faça postagens úteis para as pessoas; isso gerará uma conexão com o seu público-alvo a longo prazo.
Durante o enfrentamento ao COVID-19, as pessoas têm mais tempo para ler. Criar um artigo/post alinhado com a persona, é uma estratégia mais válida do que nunca. Os usuários estão famintos por informações relevantes.
Você pode ser agradavelmente surpreendido com o alcance que pode obter.
Em suma, o principal ponto é permanecer seguro e não entrar em pânico. Não pare de invistir na sua marca e implemente estratégias de curto, médio e longo prazo. Mantenha a consistência.
Pense nisso: se uma parte dos anunciantes estão com suas campanhas pausadas, significa que a concorrência pela atenção do usuário, alcance e custo por clique diminuiu! Sempre há oportunidades em meio a crises. O momento é de otimismo e retomada de atividades, e não de “abandonar o barco”.
Se você é visionário(a) e consegue enxergar estes pontos decorridos como uma excelente oportunidade, você é um dos nossos! Entre em contato e venha focado!
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Forte abraço!
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