Se você possui uma empresa ou trabalha no ramo de comércio exterior, sabe o quanto é complicado, na maioria das vezes, se sobressair em um mercado que se torna a cada dia mais competitivo.

Muitas vezes, por conta de uma rotina que exige atenção máxima por lidar, quase que todo o tempo, com prazos, burocracias das documentações e trâmites legais com outros países, o profissional desse ramo acaba cometendo alguns erros que podem acabar jogando a sua empresa no ostracismo.

E quando se fala em marketing para empresas de comércio exterior, isso pode acabar tendo reflexo direto na aquisição de novos ou mesmo na manutenção de clientes, sabia?

 

Mas como sanar alguns desses pontos fracos que comprometem o marketing das empresas neste ramo?

Em primeiro lugar, é preciso identificar quais são as falhas, que algumas vezes podem estar ligadas ao próprio perfil das empresas e profissionais que lidam com comércio exterior.

Uma delas é a questão de controladorismo. 

É muito comum que profissionais dessa área acabem, de certa forma, ‘travando’ o fluxo normal das ações de marketing, principalmente o digital, por querer estar sempre no controle das informações que devem ser divulgadas, muitas vezes interrompendo o fluxo e a constância dessas ações.

Então, é preciso estar atento a este tipo de comportamento se você quer alavancar seus negócios!

Empresas que atuam no comércio exterior devem estar cientes que, para aprimorar seus resultados com o marketing digital, é preciso ter a clareza de que as ações voltadas para este ramo possuem características próprias, já que, além de lidar com serviços diferenciados, existe toda a questão das relações internacionais envolvidas.

Por isso, o suporte de uma agência de marketing digital que já tenha experiência com empresas de comércio exterior é fundamental para garantir a realização de ações de forma integrada dentro do próprio contexto da empresa para que sejam alcançados os objetivos junto ao público-alvo.

Agências de marketing digital que já atuam com clientes de comércio exterior já estão familiarizadas com os processos que envolvem este setor, seu vocabulário e conceitos e com isso, fica muito mais fácil traçar estratégias mais diretas para que uma empresa nesse ramo alcance os seus objetivos.

Utilizar as ferramentas do marketing digital pode reverter os pontos fracos no marketing de empresas de comércio exterior por gerar boas oportunidades de negócios relacionados aos serviços prestados de importação e exportação.

Através das ações de marketing digital, as empresas de comércio exterior conseguem ter acesso, mesmo que virtualmente, a novos mercados que ainda sejam pouco explorados, o que se torna algo extremamente vantajoso.

Para empresas que atuam com comércio exterior, as ações de marketing, sejam digitais ou convencionais, devem estar integradas e precisam ser pensadas de uma forma customizada.

E o que isso significa? Isso significa que não existe uma “receita de bolo” quando se trata de empresas que atuam com comércio exterior. 

Outro ponto fraco do marketing das empresas desse setor é a utilização de táticas promocionais, argumentos e apelos já conhecidos e aplicados em empresas de outros ramos e que podem não funcionar com comércio exterior, o que acaba gerando frustração e a impressão de que o investimento em marketing, principalmente digital, pode não trazer os resultados esperados.

 

O poder do Marketing Digital para o comércio exterior – não subestime!

Um erro muito comum também, não só com relação às empresas de comércio exterior, mas de diversos setores que ainda possuem uma mentalidade mais rígida e extremamente conservadora, com dificuldade de acompanhar os avanços e facilidades que o mundo digital oferece, é não acreditar no poder do marketing digital.

Ações de marketing digital são capazes de potencializar todo o processo que envolve a captação de novos clientes, inclusive despertando o interesse de empresas em iniciar algum tipo de relacionamento com a facilidade de dispensar a presença física.

São as ferramentas oferecidas através do marketing digital que vão permitir que um público maior encontre a sua empresa de uma forma estratégica e eficaz, mesmo que virtual.

Manter um fluxo de informações constante vai permitir que seu relacionamento com seus potenciais clientes seja nutrido e estimulado.

Manter sua empresa de comércio exterior com uma presença digital estratégica consolidada pelas ações de marketing, é uma forma fundamental em seu processo de crescimento e consolidação do posicionamento da sua empresa no mercado, deixando de lado o distanciamento e isolamento social que muitas empresas e profissionais desse ramo acabam adotando.

 

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