Existem alguns termos de marketing digital que só quem é da área entende. Se você começou a trabalhar com isto, seja prestando ou contratando serviços, é importante assimilar os principais vocábulos!
Separamos as 10 nomenclaturas essenciais do vasto glossário de marketing digital que todo empresário ou empreendedor deve entender.
Marketing digital constitui-se em qualquer estratégia de comunicação de uma empresa ou pessoa para geração de mercado através do meio on-line. Existem diversos recursos que compõem uma estratégia de marketing digital.
Exemplos básicos de ferramentas são sites, mídias sociais, e-mail marketing e anúncios em sites de busca (Google, Bing, Buscapé, Zoom, etc).
Um lead é um contato potencial ou um prospecto em andamento. Lead não é cliente. Cliente é o que desejamos que todo lead qualificado se torne.
Quando o lead converte de prospecto para cliente, automaticamente deixa de ser chamado de lead, logo inicia-se o atendimento e a fidelização de um novo cliente.
Na tradução literal do termo, temos “chamada para ação”. Um CTA é qualquer chamada para ação após a exposição de uma ideia, conteúdo, serviço ou produto. Estas chamadas normalmente são utilizadas através de botões como comprar, assinar, cadastrar, entrar e enviar por exemplo.
Conversão é quando existe uma mudança de status de um usuário. Quando ele passa de visitante para lead (contato com potencial comercial).
O processo normalmente ocorre da seguinte forma: o usuário é impactado por algum conteúdo através de um canais digitais (site, mídia social, e-mail, landing page, anúncio), executa um CTA (call-to-action) e converte fornecendo seu contato, solicitando orçamento ou interagindo de alguma forma.
É uma personagem fictícia criada para que os donos do negócio ou funcionários tenham neutralidade na comunicação.
Quando se cria um avatar, atribui-se uma imagem com idade, sexo, profissão, grau de instrução, localidade e o que mais for considerado relevante para a comunicação.
Persona é diferente de avatar. Avatar é quem eu produzo para falar com as personas. Já a persona é o público-alvo a nível de definição pessoal.
É o processo inverso ao marketing outbound (marketing tradicional), aquele que interrompe os consumidores no seu dia a dia com anúncios diretos.
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