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Seja fluente na língua do marketing

Existem alguns termos de marketing digital que só quem é da área entende. Se você começou a trabalhar com isto, seja prestando ou contratando serviços, é importante assimilar os principais vocábulos!

Separamos as 10 nomenclaturas essenciais do vasto glossário de marketing digital que todo empresário ou empreendedor deve entender.

 

1. Marketing digital por definição

Marketing digital constitui-se em qualquer estratégia de comunicação de uma empresa ou pessoa para geração de mercado através do meio on-line. Existem diversos recursos que compõem uma estratégia de marketing digital.

Não existe fórmula mágica que funciona para todos, o que existe são ações essenciais e comuns que qualquer empresa precisa fazer para solidificar uma estratégia de marketing digital.

Exemplos básicos de ferramentas são sites, mídias sociais, e-mail marketing e anúncios em sites de busca (Google, Bing, Buscapé, Zoom, etc).

 

2. Lead

Um lead é um contato potencial ou um prospecto em andamento. Lead não é cliente. Cliente é o que desejamos que todo lead qualificado se torne.

Quando o lead converte de prospecto para cliente, automaticamente deixa de ser chamado de lead, logo inicia-se o atendimento e a fidelização de um novo cliente.

 

3. CTA (call to action)

Na tradução literal do termo, temos “chamada para ação”. Um CTA é qualquer chamada para ação após a exposição de uma ideia, conteúdo, serviço ou produto. Estas chamadas normalmente são utilizadas através de botões como comprar, assinar, cadastrar, entrar e enviar por exemplo.

Uma CTA é o direcionamento a ação que o usuário deva tomar após ser impactado por uma imagem, gráfico ou ler um texto. Quando o usuário concretiza o CTA proposto, temos uma conversão.
 

4. Conversão

Conversão é quando existe uma mudança de status de um usuário. Quando ele passa de visitante para lead (contato com potencial comercial).

O processo normalmente ocorre da seguinte forma: o usuário é impactado por algum conteúdo através de um canais digitais (site, mídia social, e-mail, landing page, anúncio), executa um CTA (call-to-action) e converte fornecendo seu contato, solicitando orçamento ou interagindo de alguma forma.

 

5. Avatar

É uma personagem fictícia criada para que os donos do negócio ou funcionários tenham neutralidade na comunicação.

Quando se cria um avatar, atribui-se uma imagem com idade, sexo, profissão, grau de instrução, localidade e o que mais for considerado relevante para a comunicação.

O avatar deve ser capaz de gerar o máximo de identificação e o mínimo de rejeição do público.
 
Exemplo: você não pode criar um avatar chamado Toninho do Verdão com o objetivo de vender roupas e acessórios esportivos, este nome geraria identificação com torcedores do Palmeiras, mas uma forte rejeição por parte da torcida do Corinthians, São Paulo e outros clubes esportivos. Algo mais adequado seria chama-lo de Zé Torcida por exemplo.
 
 
 

6. Persona

Persona é diferente de avatar. Avatar é quem eu produzo para falar com as personas. Já a persona é o público-alvo a nível de definição pessoal.

A segmentação máxima não somente com dados demográficos, mas dados de afinidades (gostos pessoais) e comportamentos.
 
 
 

7. Landing Page

É uma página de aterrissagem, ou seja, uma página com um foco específico, possui elementos de convencimento e um um call to action para conversão.
Essa conversão pode ser uma compra, download, cadastro, interação, entre outras ações.
 

8. E-book

Um conteúdo virtual textual e “baixável”. Vulgarmente chamado de “isca digital”, pois comumente é ofertado em troca do contato do usuário.
É um recurso de atração de leads por meio da disponibilização de um informação relevante de qualidade para o público-alvo.
 

9. Autoresponder

É um tipo de software utilizado para mandar mensagens automáticas para diversas pessoas por e-mail.
Por exemplo, quando você cadastra seu e-mail para fazer download de um e-book, provavelmente receberá uma mensagem na sua caixa de entrada do tipo “Olá, no link abaixo está o seu e-book”. Este tipo de automação é programada por um software autoresponder.
 

10. Inbound Marketing

Alguns o chamam de marketing de atração. A missão é de atrair os clientes até a marca com publicações de conteúdos relevantes as personas previamente definidas.

É o processo inverso ao marketing outbound (marketing tradicional), aquele que interrompe os consumidores no seu dia a dia com anúncios diretos.

O inbound marketing é uma especialização dentro do marketing digital. A metodologia possui quatro etapas claras, que aqui na ZNK chamamos de: atrair, converter, rentabilizar e fidelizar.
Muitas empresas já adotaram e a médio e longo prazo tem conseguido excelentes resultados.
 
 
 
Estes foram apenas alguns dos termos de marketing digital mais comuns e essenciais para se ter uma conversa com fluidez sobre a área.
Mais importante do que conhecer as palavras, é saber aplicar os conceitos. Marketing digital é uma ciência complexa, onde o conjunto das ações e os detalhes são o que fazem a diferença.
 

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