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Dicas de Instagram

Use a rede social a seu favor

O Instagram vem crescendo e ganhando destaque, principalmente para empresas. Por isso, preparamos algumas dicas de Instagram para quem quer uma fatia deste bolo e marcar presença com eficiência na rede!

Então, evite erros básicos, melhore o engajamento e turbine sua marca no Instagram! Veja abaixo:

1. Evite o excesso de hashtags

O que é uma hashtag?

Muitas pessoas não sabem o que é uma hashtag e utilizam sem saber o que estão fazendo. A forma mais simples de explicar o que é uma hashtag é: hashtag é uma etiqueta digital para identificação do conteúdo e filtragem das ferramentas de busca.

Para que serve hashtag?

A hashtag serve para facilitar a procura sobre um assunto. Você pode utilizar para:

  • marcar um conceito;
  • um assunto;
  • um serviço;
  • um produto;
  • expressar sentimentos;
  • posicionar sua empresa sobre algo;
  • e até mesmo identificar a posse sobre o conteúdo da empresa, como uma etiqueta de autenticidade da marca.

 

Cuidado com o excesso

O excesso de hashtags vulgariza uma postagem e faz com que os algoritmos da web identifiquem o conteúdo como spam.

Logo, uma dica inteligente é dividir a quantidade de hashtags entre a descrição e o primeiro comentário.

Na descrição você inclui as hashtags especificas do conteúdo e no primeiro comentário as mais genéricas, porém cuidado para não generalizar demais e concorrer com outros conteúdos que não se relacionam com o que realmente o post é.

Pense no perfil do usuário, no público-alvo e nos assuntos de interesse correlacionados com a publicação.

Procure não exceder o número 10 hashtags.

 

2. Descubra o melhor horário para postar

Cada empresa possuí um público especifico. Existem questões concernentes naturais, porém há certas peculiaridades que devem ser exploradas.
Descubra qual o horário que os seus seguidores mais ficam on-line e, para cada dia de postagem defina uma rotina consistente.

Assim quanto mais usuários online, melhores chances de uma publicação ser vista aumentar o tráfego orgânico!

Isso também ajuda a manter o post por mais tempo no topo do feed dos seus seguidores.

 

3. Incentive interações

Uma interação leva a outra, por isso, incentive! Quanto mais interações, mais chance de novas visualizações!

Pergunte, incite a curiosidade, promova benefícios e a marcação de pessoas pelos usuários.

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4. Dispense imagens de baixa qualidade

O Instagram é visual e as pessoas também! Gostamos do que é belo. A forma de se apresentar algo, às vezes é até mais importante do que o que se apresenta em si.

Desse modo, uma imagem criativa, mas de baixa resolução, será lembrada pela baixa resolução e não pela criatividade.

5. Cuidado com muitas informações dentro de imagens

Você já ouviu falar que o menos é mais? Somos adeptos do seguinte critério, se algo não é essencial é descartável.

É muito comum ver postagens pelas redes sociais com belas imagens de fundo, porém abafadas pelo excesso de informações.

Muita informação dificulta a leitura, causa um stress visual e confunde os usuários.

6. Produção de vídeo

É comprovado por diversas pesquisas e temos vivência na prática de que os vídeos geram mais visualizações do que as imagens estáticas.

Dessa forma, o recurso audiovisual tem maior poder de impacto e pode ser utilizado de forma comercial direta ou institucional.

Veja abaixo um exemplo de vídeo promocional para redes sociais com objetivo de venda direta:

Já este outro é um vídeo institucional, pois não vende diretamente, porém desempenha bem o seu papel de conectar a marca com o público, veja:

7. Planeje o conteúdo

Um dos principais erros cometidos, não somente no Instagram, mas em redes sociais é a falta de planejamento de conteúdo.
 

Um conteúdo bem planejado pode alavancar uma marca. Por isso, algo que sempre fazemos aqui na ZNK é planejamento. Produção de conteúdo é algo que as empresas deveriam levar mais a sério.

Sendo assim, a definição da estratégia de marketing digital precisa alinhar-se com a estratégia empresarial. Isto é fundamental, pois norteará o planejamento do conteúdo, desde os assuntos abordados, a abordagem em si, os tipos de materiais, a segmentação e os intervalos entre as publicações.

É possível e comum que você esteja falhando neste ponto, ou pela falta de tempo, ou de especialidade no assunto. Por isso buscar uma assessoria profissional é vital para suprir esta coluna tão importante em qualquer empresa.

Desta forma você libera energia para focar no “core” do teu negócio, enquanto o trabalho de marketing do dia-a-dia é feito por especialistas.

Cuide da sua empresa enquanto publicitários cuidam da sua marca no Instagram, não trata-se apenas de “criar artes”, mas de posicionar sua marca no mercado e zelar pela reputação da mesma.

8. Comprar seguidores a toda hora é utopia

Um dos principais erros realizados é a compra de seguidores de forma desenfreada. Dinheiro compra tudo, mas não compra amor.

Uma alta quantidade de curtidas compradas não garantem o nível de engajamento e muito menos novos negócios.

Adquirir seguidores acarreta o risco de obter usuários fakes e comprometer a segmentação!

Esta é uma prática a ser analisada com calma e em situações específicas.

 

9. Postar muita coisa de uma vez só

Um grande mito dos usuários do Instagram e Facebook é pensar que para uma página crescer é necessário postar diariamente.

Alguns usuário postam duas ou três vezes ao dia, esta prática pode ser boa, mas se o conteúdo não for relevante e com um intervalo mínimo de tempo, além de uma publicação suprimir a outra no feed, a página/perfil pode ser penalizada.

O que poucos não sabem é que existe um algoritmo que penaliza as contas que poluem demais as redes sociais

Ou seja, estes perfis e páginas são inconvenientes e ferem o propósito real de uma rede social. Sem contar que volume e qualidade são termos que normalmente não andam juntos.

 

10. Evite vender em excesso

Evitar vender em excesso é importantíssimo para qualquer empresa e sua marca no Instagram. É necessário entender que as redes sociais são ambientes de relacionamento e não de comercialização agressiva.

As pessoas estão nestes canais para se relacionarem umas com as outras, e não comprarem algo. Quem quer apenas vender a toda hora, corre o risco de não vender nada e repelir os usuários.

Cuidado para não virar o vendedor chato e ignorado.

Foque nos relacionamentos e as vendas virão, seja de forma direta ou indireta.

Personifique sua marca, mas não torne-se uma pessoa e inconveniente.

 

11. Curta e siga outras páginas e pessoas

Quem nunca ouviu “venha a nós o vosso reino, seja feita a sua vontade”?

Não é só a sua página e as suas publicações que precisam de destaque. O seu seguidor também também tem interesses. Satisfaça-o.

Não pense só em seu próprio umbigo. Relacione-se de forma sincera e inteligente. É dando que se recebe.

Obrigado, curta e compartilhe.

Forte abraço!
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