O Instagram vem crescendo e ganhando destaque, principalmente para empresas. Por isso, preparamos algumas dicas de Instagram para quem quer uma fatia deste bolo e marcar presença com eficiência na rede!
Então, evite erros básicos, melhore o engajamento e turbine sua marca no Instagram! Veja abaixo:
O que é uma hashtag?
Muitas pessoas não sabem o que é uma hashtag e utilizam sem saber o que estão fazendo. A forma mais simples de explicar o que é uma hashtag é: hashtag é uma etiqueta digital para identificação do conteúdo e filtragem das ferramentas de busca.
Para que serve hashtag?
A hashtag serve para facilitar a procura sobre um assunto. Você pode utilizar para:
Cuidado com o excesso
O excesso de hashtags vulgariza uma postagem e faz com que os algoritmos da web identifiquem o conteúdo como spam.
Logo, uma dica inteligente é dividir a quantidade de hashtags entre a descrição e o primeiro comentário.
Na descrição você inclui as hashtags especificas do conteúdo e no primeiro comentário as mais genéricas, porém cuidado para não generalizar demais e concorrer com outros conteúdos que não se relacionam com o que realmente o post é.
Pense no perfil do usuário, no público-alvo e nos assuntos de interesse correlacionados com a publicação.
Procure não exceder o número 10 hashtags.
Cada empresa possuí um público especifico. Existem questões concernentes naturais, porém há certas peculiaridades que devem ser exploradas.
Descubra qual o horário que os seus seguidores mais ficam on-line e, para cada dia de postagem defina uma rotina consistente.
Assim quanto mais usuários online, melhores chances de uma publicação ser vista aumentar o tráfego orgânico!
Isso também ajuda a manter o post por mais tempo no topo do feed dos seus seguidores.
Uma interação leva a outra, por isso, incentive! Quanto mais interações, mais chance de novas visualizações!
Pergunte, incite a curiosidade, promova benefícios e a marcação de pessoas pelos usuários.
O Instagram é visual e as pessoas também! Gostamos do que é belo. A forma de se apresentar algo, às vezes é até mais importante do que o que se apresenta em si.
Desse modo, uma imagem criativa, mas de baixa resolução, será lembrada pela baixa resolução e não pela criatividade.
Você já ouviu falar que o menos é mais? Somos adeptos do seguinte critério, se algo não é essencial é descartável.
É muito comum ver postagens pelas redes sociais com belas imagens de fundo, porém abafadas pelo excesso de informações.
Muita informação dificulta a leitura, causa um stress visual e confunde os usuários.
É comprovado por diversas pesquisas e temos vivência na prática de que os vídeos geram mais visualizações do que as imagens estáticas.
Dessa forma, o recurso audiovisual tem maior poder de impacto e pode ser utilizado de forma comercial direta ou institucional.
Veja abaixo um exemplo de vídeo promocional para redes sociais com objetivo de venda direta:
Já este outro é um vídeo institucional, pois não vende diretamente, porém desempenha bem o seu papel de conectar a marca com o público, veja:
Um conteúdo bem planejado pode alavancar uma marca. Por isso, algo que sempre fazemos aqui na ZNK é planejamento. Produção de conteúdo é algo que as empresas deveriam levar mais a sério.
Sendo assim, a definição da estratégia de marketing digital precisa alinhar-se com a estratégia empresarial. Isto é fundamental, pois norteará o planejamento do conteúdo, desde os assuntos abordados, a abordagem em si, os tipos de materiais, a segmentação e os intervalos entre as publicações.
É possível e comum que você esteja falhando neste ponto, ou pela falta de tempo, ou de especialidade no assunto. Por isso buscar uma assessoria profissional é vital para suprir esta coluna tão importante em qualquer empresa.
Desta forma você libera energia para focar no “core” do teu negócio, enquanto o trabalho de marketing do dia-a-dia é feito por especialistas.
Cuide da sua empresa enquanto publicitários cuidam da sua marca no Instagram, não trata-se apenas de “criar artes”, mas de posicionar sua marca no mercado e zelar pela reputação da mesma.
Um dos principais erros realizados é a compra de seguidores de forma desenfreada. Dinheiro compra tudo, mas não compra amor.
Uma alta quantidade de curtidas compradas não garantem o nível de engajamento e muito menos novos negócios.
Adquirir seguidores acarreta o risco de obter usuários fakes e comprometer a segmentação!
Esta é uma prática a ser analisada com calma e em situações específicas.
Um grande mito dos usuários do Instagram e Facebook é pensar que para uma página crescer é necessário postar diariamente.
Alguns usuário postam duas ou três vezes ao dia, esta prática pode ser boa, mas se o conteúdo não for relevante e com um intervalo mínimo de tempo, além de uma publicação suprimir a outra no feed, a página/perfil pode ser penalizada.
O que poucos não sabem é que existe um algoritmo que penaliza as contas que poluem demais as redes sociais.
Ou seja, estes perfis e páginas são inconvenientes e ferem o propósito real de uma rede social. Sem contar que volume e qualidade são termos que normalmente não andam juntos.
Evitar vender em excesso é importantíssimo para qualquer empresa e sua marca no Instagram. É necessário entender que as redes sociais são ambientes de relacionamento e não de comercialização agressiva.
As pessoas estão nestes canais para se relacionarem umas com as outras, e não comprarem algo. Quem quer apenas vender a toda hora, corre o risco de não vender nada e repelir os usuários.
Cuidado para não virar o vendedor chato e ignorado.
Foque nos relacionamentos e as vendas virão, seja de forma direta ou indireta.
Personifique sua marca, mas não torne-se uma pessoa e inconveniente.
Quem nunca ouviu “venha a nós o vosso reino, seja feita a sua vontade”?
Não é só a sua página e as suas publicações que precisam de destaque. O seu seguidor também também tem interesses. Satisfaça-o.
Não pense só em seu próprio umbigo. Relacione-se de forma sincera e inteligente. É dando que se recebe.
Obrigado, curta e compartilhe.
Forte abraço!
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