Você sabe bem que a internet e o marketing digital revolucionaram a forma de fazer propaganda, e fazer marketing de comércio exterior não foge desta nova tendência de conquistar novos clientes através do marketing digital.
Os canais tradicionais ainda funcionam, mas o custo-benefício deles é muito elevado e não se comparam com o resultado que o marketing digital pode proporcionar para empresas de comércio exterior.
Hoje em dia até mesmo empresas de pequeno porte tem condições de anunciar na internet, atrair clientes e aumentar vendas.
1. Venda Corporativa (B2B)
Para quem vende através do B2B o marketing digital é um forte aliado. Para empresas de Comércio Exterior (COMEX) o marketing digital é uma via de mão dupla, pois através dele podem alcançar tanto empresas (mercado corporativo), como importadores pessoa física de alto valor agregado.
2. Criação de campanhas segmentadas
Talvez uma das, senão a maior, vantagem para uma empresa de comércio exterior (COMEX) investir em marketing digital é o fato de conseguir segmentar melhor seu público que muitas das vezes é bem variado.
Com ferramentas de divulgação online como o Google Adwords e o Facebook Ads (que se estende ao Instagram), é possível segmentar campanhas de marketing de forma incrível.
Uma empresa de comércio exterior de Itajaí(cidade portuária de Santa Catarina) por exemplo, consegue impactar importadores e exportadores na China, Europa e América do Norte (Estados Unidos, Canada e México) sem sair de dentro de seu escritório.
3. Campanhas de marketing mensuráveis
Uma das grandes dificuldades dos métodos tradicionais de propaganda é a dificuldade de analisar e mensurar resultados. Eles tem e muito o seu valor, mas no marketing digital é mais fácil de entender a jornada de compra do consumidor e compreender melhor a forma de investir em marketing.
4. Site e conteúdos digitais multilíngue (globais)
Com um site de alta performance e focado em vendas, sua empresa de comércio exterior pode gerar muitas oportunidades de negócio reais.
Conteúdos de interesse global podem trazer visitas de pessoas estrangerias pra dentro do site multilíngue. Aqui na ZNK existe todo um trabalho de inteligência e definição de personas, inclusive para um público-alvo internacional segmentado.
5. Conteúdo estratégico e orientado para vendas
A partir destas definições e alinhado com os objetivos comerciais da sua empresa de comércio exterior, definimos as melhores e mais relevantes pautas de interesse global dos profissionais e clientes da área. Podemos citar apenas três siglas para que compreenda melhor do que estamos falando: ADR, AWB, CFR…
6. Presença Online (afinal somos globais)
Investir em mídia digital é fundamental para um empresa que tem clientes internacionais. O marketing online é uma poderosa ferramenta de impulsionamento de vendas e atração de negócios grandes. Conhece aquela famosa frase que diz: – Quem não é visto, não é lembrado?
Por isso é tão importante estar no máximo de canais de comunicação possíveis(não estou falando de televisão), mas canais como os listados abaixo, quer você acredite ou não, são vitais e quando bem trabalhados e em conjunto fazem sua empresa decolar para o sucesso.
7. Google Adwords
Investir em links patrocinados é fundamental para se encontrado, afinal são inumeras empresas de comércio exterior e muita das vezes você não concorre apenas com empresa de Itajaí, Balneário Camboríu, Florianópolis, Curitiba e São Paulo… sua concorrência também não é nacional, mas global!
Por isso estar bem colocado nas SERPs (páginas de busca, principalmente o Google é fundamental).
Não adie e crie sua campanha de links patrocinados, os famosos anúncios do Google agora mesmo!
8. Redes Sociais
O gerenciamento de redes sociais não é apenas algo legal para imagem da marca, mas uma grande ferramenta para atrair clientes potenciais, com a estratégia de marketing de mídias sociais correta e campanhas de Facebook de sucesso, sua empresa não somente ganha notoriedade, mas clientes reais.
O Instagram Marketing entra como um apoio neste caso, pois temos uma estratégia específica para o mercado de comércio exterior trancada a sete chaves apenas para os nossos clientes parceiros.
9. Youtube (Vídeo Marketing)
O Youtube é uma excelente ferramenta de vídeo de comex e se a sua empresa ainda não tem um vídeo institucional de peso dentro do maior site de vídeos do mundo, está perdendo tempo e espaço para o concorrente.
O Youtube também também é importante para o ranqueamento da empresa de comércio exterior na busca do Google, neste caso a busca orgânica, aquela que não é necessária investir para aparecer.
10. E-mail Marketing (relacionamento)
Tenho observado uma mudança de comportamento clara no perfil dos consumidores. E vejo muitas empresas fazendo mau uso desta ferramenta que não é tão atual, mas ainda longe de se tornar obsoleta. Tudo depende de como, quando e com o que se aborda sua lista de e-mail. Mantenha o foco no relacionamento.
Temos cases de sucesso do Blog da Papelaria dentro da ZNK com taxas de entrega, abertura e cliques acima da média do mercado de e-mail marketing, além de contarmos com a melhor ferramenta custo-benefício para o desenvolvimento de um trabalho estratégico de e-mail marketing.
Este case será abordado inclusive junto com outros pontos essenciais para ter sucesso em e-mail marketing e produção de conteúdo na palestra que daremos dia 14/08/2019 em Curitiba na feira New Office com o título “Como Produzir Conteúdos que Vendem”. Você é meu convidado! Inscreva-se no
www.encontronewoffice.com.br.11. Rede de links Parceiros
Os links parceiros fazem parte de uma estratégia de marketing bilateral, ou seja, onde identificamos mercados com sinergia e trocamos links entre empresas que possuem o mesmo cliente como público-alvo. Desta forma ambos ganham e melhoram o tráfego do site (visitas no site).
Na ZNK realizamos este estudo estratégico para alavancar sua empresa em todas frentes e formas possíveis!