5 dicas de marketing internacional para aumentar a carteira de clientes

Marketing Internacional

Para manter seu negócio vivo e não sucumbir à concorrência, todo empresário precisa buscar e encontrar novos clientes (incluindo os internacionais).

Quando as empresas se tornam estáveis, elas devem considerar olhar além de suas fronteiras para expandir seus negócios. O crescimento dos negócios é extremamente importante e a falta dele pode estagnar a empresa, levando ao fracasso e até mesmo à falência. 

Uma forma de expandir um negócio é internacionalizá-lo e atender clientes em todo o mundo. Pode parecer assustador deixar a segurança do que você conhece, no entanto, pode ser um desafio que vale a pena. Existem várias maneiras pelas quais você pode atrair clientes em todo o mundo.

Se você decidiu dar esse passo ou já está navegando esta jornada, deve ter uma ideia clara de como desenvolver seu negócio no exterior, para quais países se orientar e quais estratégias de marketing internacional são coerentes para sua corporação e mercado alvo.

Esse processo deve abranger o site da empresa e os canais sociais. Uma estratégia de internacionalização eficaz começa a partir de um site que também pode ser utilizado em outros mercados.

 

Esteja ONLINE

Ficar online é a melhor maneira de alcançar clientes internacionais. Não há como desenvolver uma estratégia de marketing internacional sem um website poderoso. Ter presença online é vital para qualquer empresa que aspira se tornar multinacional.

No entanto, você não precisar ter escritórios em outros países para se tornar global. Para atrair clientes internacionais e big deals o primeiro passo é internacionalizar o seu website, pois na internet não há limitações geográficas.

Site multilíngue

Um site multilíngue bem feito é o ponto de partida, que deve ser seguido por uma estratégia internacional de SEO. A pesquisa de palavras-chave deve ser elaborada para obter o melhor posicionamento nos buscadores estrangeiros.

Estar online torna o seu negócio fácil de encontrar, esse é o ponto de venda para criar uma presença online. Se alguém do “exterior” está procurando uma empresa como a sua online, essa pessoa deve conseguir encontrar você.

O marketing internacional requer uma visão ampla do mercado-alvo. É necessário um conhecimento profundo da cultura local, das leis em vigor e do tipo de economia presente. Um estudo sociocultural aprofundado é fundamental é essencial antes de implementar qualquer ação de marketing internacional.

Ranqueamento

Para ter uma boa classificação no SERP (página de resultado) de um mecanismo de pesquisa estrangeiro, você precisa de um site multilíngue que ofereça informações geo-localizadas.

Ter um site não significa que esta fazendo marketing digital. Existem inúmeros detalhes para serem aprimorados e se comunicar não é apenas estar presente, mas ser encontrado e compreendido pela buyer persona.

Um excelente meio de obter posições e visibilidade é a publicidade PPC (Pay-Per-Click) internacional.

Os artigos do site e do blog devem ser criados para atrair a atenção e engajar pessoas de diferentes costumes e hábitos.

Segmentar da forma correta é primordial e os aportes de mídia são fundamentais para alavancar todo o trabalho duro.

 

Esteja nas redes sociais

Graças às redes sociais, você pode conquistar a fidelidade do cliente coletando perguntas e sugestões e poderá acompanhar as tendências do mercado que lhe interessam

Os canais sociais são uma excelente ferramenta para conduzir à internacionalização da empresa, mas devem ser utilizados de forma correta, seguindo uma estratégia que se adapte ao mercado externo de referência.

Mas atenção… Não basta estar, é preciso comunicar com eficiência.

 

Pense no câmbio

Se você deseja alcançar clientes internacionais, pode atender às suas necessidades. Ofereça-lhes uma maneira de pagar em sua moeda para evitar desgastes. Por exemplo, você pode querer tornar mais fácil para os clientes europeus e americanos, permitindo que paguem em dólares e euros.

 

Foque nas estratégias

Para ter sucesso no processo de internacionalização é necessário identificar as estratégias certas, a partir dos canais em que se deseja atuar. Depois de identificar o target e consequentemente adequar os conteúdos, chegará o momento de estabelecer os objetivos e definir o orçamento disponível.

O trabalho de criação começa antes de qualquer esboço digital em programas gráficos, edição de vídeo ou redação de artigos. É prioritário definir um tom de voz corporativo coerente com o mercado alvo, bem como toda a identidade visual, simbologia, buyer persona, arquétipo da marca entre outras variáveis.

Planejar os aportes de mídia e estar ciente das oscilações de mercado também é importante. Ter um plano de contingência e flexibilidade para alternar métodos e táticas, mas acima de tudo, ter a consciência da importância da continuidade e do aprendizado constante.

Aqui na ZNK gostamos da saudosa frase do Nelson…

Nelson Mandela

Atendimento ao cliente

Esteja preparado para atender os seus clientes com pessoas especializadas e que falem a língua deles para uma melhor experiência. Uma boa comunicação com os clientes é fundamental para construir confiança e lealdade.

Se você está pensando que chegou a hora de sua empresa exportar e vender no exterior, ou importar grandes cargas para clientes nacionais, não hesite em nos contatar. Somos especializados em assessorar grandes empresas e viabilizar estratégias de marketing internacional para grandes negócios.

 

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