blog.

5 Dicas para aumentar a produtividade profissional

Gestão, Motivação

5 Dicas para aumentar a produtividade

A produtividade é o Santo Graal de qualquer empresa ou negócio: muito buscada, mas infelizmente pouco encontrada. Por isso nós te auxiliaremos nesta jornada! Veja as dicas…

1. Priorize

Se você quer aumentar a produtividade, primeiro precisa entender um ponto crucial. Fazer muitas coisas ao mesmo tempo não significa remir tempo! Isso não diz sobre competência, mas fala sobre volume.

O que estou prestes a dizer aqui pode parecer lição de moral, mas é algo que merece sua reflexão. Somos vaidosos, e todo ser humano precisa se desprender disto.

Veja se não faz sentido: alguns profissionais acabam acumulando tarefas pela vaidade em poder dizer “deixa comigo que eu resolvo” ou “se não sou eu nessa empresa a coisa não anda” etc.

Quem quer abraçar o mundo todo está sujeito a falhar em quatro coisas e sofrer as consequências:

  • Erros devido ao excesso de atividades simultâneas
  • Perda de qualidade geral devido a falta de foco
  • Esgotamento físico e mental
  • Depressão, stress e ansiedade

 

Depressão é o excesso de passado, stress o excesso de presente e ansiedade o excesso de futuro. Mantenha sua vida equilibrada e seja produtivo constantemente. A regularidade é uma das chaves de sucesso dos grandes empresários.

Não interrompa uma atividade para fazer outra. Não conseguirá terminar nenhuma das duas. E para evitar que isso aconteça, defina níveis de prioridade para cada tarefa. Em seguida organize sua lista de tarefas de acordo com a ordem de prioridade estipulada.

Execute a primeira tarefa da lista e só passe para a próximo quando terminar. Só adie caso exista algo que realmente te impeça de concluí-la no momento. Melhor uma coisa bem feita do que várias mal feitas. E melhor feito do que não feito.

 
Quando surgir uma tarefa nova…
 
Surgiu uma nova tarefa? Analise o grau de urgência da mesma, reorganize as prioridades e só a execute quando chegar a vez dela na fila. Você conseguirá aumentar sua produtividade em pouco tempo e manter-se organizado. Não perca o foco da missão principal do dia.

2.Organização 

A organização é essencial para ser produtivo. A bagunça gera poluição visual e confusão mental. Mantenha não só o seu espaço físico organizado, como também a área de trabalho e as pastas do seu computador.

Acima de tudo, mantenha sua mente em ordem. Policie seus pensamentos. Não pense em entretenimento, compras, relacionamentos ou outras coisas na hora do trabalho.

 
“Casa dividida não prospera e a mente é nossa primeira habitação.” – Matheus Gabassi

Não interrompa ou permita ser interrompido

Separe um tempo para ficar indisponível. Sim! Há dias que parece que o universo conspira para lhe tirar o foco. Valorize seu tempo. Se você trabalha em home office, converse gentilmente com sua família sobre a importância de não se interrompido.

Conscientize-os de que é por eles que você trabalha. Marido, esposa, filhos, cachorro, gato, músicas, games, entretenimento em geral irão tentar te distrair. Mantenha o foco.

 
Se trabalha com computador, não abra novas abas no navegador de internet toda vez que ver algo interessante.

Permita-se respirar…

Programe pequenas pausas de 15 minutos para respirar e esvaziar a mente, mas não pare por longos períodos só porque se sente tenso.

Desenvolva resiliência (capacidade de lidar com pressões). Cuidado para não procrastinar e fugir das responsabilidades usando seu nível de stress como desculpa.

Cadê a sua agenda?

Uma agenda organizará sua rotina. Você poderá mensurar o desempenho de um dia para o outro. Visualizar o resultado da semana, do mês, do trimestre, semestre e ano. Providencie uma com máxima urgência. Se for adepto ao papel, vá em frente! O mais importante é se organizar.
 
Agenda on-line

Se preferir utilize uma agenda on-line, desfrute de todos os recursos que este tipo de aplicativo pode oferecer. Não a torne um bloquinho de anotações virtual.

Falando em bloquinhos, cuidado com a prática de anotar coisas importantes no primeiro papel que encontrar a sua frente. Quando você mais precisar, não saberá onde colocou o bendito do papel com aquela informação importante! Experiência própria!

3. Cuidado com a internet

 A internet pode ser o maior roubador de tempo de uma empresa, assim como também ser a principal aliada. A navegação na internet não pode ser desorientada. Como já dissemos aqui, não abra muitas abas no navegador. Cuidado com as janelas anônimas. Cuidado com redes sociais e conversas no Whatsapp. Filtre o que é útil e importante.

4. O excesso de reuniões

Reuniões improdutivas consomem tempo e não agregam. Não faça reuniões burocráticas. Marque reuniões somente quando necessário e resolva o que tem que ser resolvido. Não divague. Esteja pronto para elas e foque em encontrar a solução dos problemas. Mantenha o foco no aumento da produtividade!

Quando for urgente, pegue o telefone e ligue, ficamos preguiçosos com o advento dos aplicativos de mensagens instantâneas.

5. Não se desespere

Parece exagero, mas não é. A rotina diária de trabalho nos consome, independente de qual seja a profissão. A pressão vem de todos os lados para todos. Problemas financeiros geram problemas familiares e problemas de saúde.

Tenha sempre uma válvula de escape. Pratique uma atividade física regularmente e tenha um hobby. Se puder viajar, viaje. Divirta-se um pouco!

É super importante para manter-se produtivo descarregar toda a negatividade e aliviar tensões. Mantenha a paz com quem você ama, ninguém trabalha bem quando está brigado com o cônjuge, namorado(a), família, amigos e clientes.

Tenha controle emocional. Tenha calma e resiliência. Lute um batalha de cada vez e no final você vencerá a guerra. Ser produtivo é ter equilíbrio e manter-se motivado. Siga estas dicas e nos conte se conseguiu aumentar sua produtividade!

Obrigado, curta e compartilhe.

Forte abraço!
47 98882-8000 (Whatsapp)
Enviar e-mail

A boa prática de semear...

Se este conteúdo foi útil para você, compartilhe com alguém e deixe seu comentário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

não tenha vergonha, diga olá.

Traduzir △