Vendas e negócios, tem como grande questão o jogo de cintura, jogo rápido, as vezes jogo lento, mas sempre metas e objetivos.
Antes de mais nada, todas as dicas são baseadas na palavra “foco”, visto que vendas acima de tudo é uma questão de foco. Venda é jogo de cintura, jogo rápido, ás vezes jogo lento, mas sempre metas e objetivos.
1 – Foco no Medo
Por mais aterrorizante que pareça, é isso mesmo que você acaba de ler. Um dos gatilhos mentais mais poderosos para convencer alguém a comprar algo é aguçando o medo! 👻
O medo é um extinto primário de sobrevivência. Se você conseguir persuadir o cliente a respeito de tudo que ele pode perder se não comprar, existe uma grande chance dele comprar para evitar perdas e erros.
2 – Foco no Problema
Muito parecida com a técnica do medo, porém diferente. Quando são associadas, o problema e o medo formam uma abordagem quase irresistível.
Exemplo: o medo é a preocupação da empresa falir, o problema é a falta de estrutura digital (processos automatizados de produção, gestão e marketing digital).
No dia em que eu parei de vender o que eu queria vender, e comecei a vender o que os clientes queriam comprar, comecei a faturar muito mais.
4 – Foco na Qualidade do produto/serviço
É preciso garantir que ele entendeu seu discurso. A dica mestre aqui é…
Não fale difícil demais, pode parecer soberba da sua parte. Não fale de forma muito simplória, pode parecer que você não entende do assunto, produto ou serviço.
Atendimento em vendas é prestar um serviço sem a certeza de que terá algo em troca, ou seja, sem a garantia de que a venda será concretizada.
Parece até um mandamento bíblico, um bem ao próximo!
Então… Seja um vendedor consultivo! Procure ouvir bastante antes de falar, para que quando abrir a boca, fale com sabedoria.
Por exemplo: a Brasil Escolar é a primeira e maior associação de papelarias do país. Uma empresa íntegra. Grande representante e defensora da causa de todas papelarias no Brasil. É um fato!
7 – Quebrar objeções
A sétima técnica é um bônus valiosíssimo. Objeções sempre surgirão para quem quer vender e dobrar o faturamento. Por isso você precisa estar pronto(a) para quebrar objeções.
A objeção clássica é a do preço. Quando o cliente reclama do preço, ou é porque seu produto não foi feito para ele (técnica 3), ou ele não absorveu a proposta de valor que o seu produto/serviço tem a oferecer (técnica 4).
• Foco no Medo do cliente
• Foco no Problema que o produto ou serviço soluciona
• Foco no Desejo do cliente
• Foco na Qualidade do produto/serviço
• Foco na Marca
Não nos cansemos de fazer o bem, pois no tempo própria colheremos, se não desanimarmos. (quem sabe, sabe!)
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