Mas como você vai saber se uma palavra é boa ou ruim? Primeiro, faça um benchmarking pela vizinhança da concorrência e veja quais palavras estão sendo mais usadas e em quais você pode investir. Isso te dá uma ideia real do que está fazendo sucesso.
Segundo, use plataformas como o Keyword Planner do Google Adwords, para encontrar palavras relevantes que tenham relação com o seu negócio.
Lembre-se de que as palavras-chave são a base do seu sucesso, já que é por meio delas que a jornada do seu consumidor começa.
Para otimizar um site Boas palavras-chave não são sempre óbvias, é preciso muita pesquisa para encontrar aquelas que se encaixam ao seu negócio e trazem um bom retorno.
Afinal, de nada adianta a sua empresa ser encontrada por uma palavra muito buscada, mas que não tem relação alguma com a sua marca. Isso serve apenas para frustrar as pessoas que navegaram em seu site e gera um feedback com a Google.
Por isso, foque sempre em palavras que tenham relação direta com os seus produtos e serviços.
O oposto também vale: de nada adianta focar em uma palavra-chave que ninguém busca, já que isso não vai trazer retorno algum.
Desde a mensagem que será exibida na Google quando o seu site for encontrado até os posts que você vai produzir, esteja atento ao conteúdo e à qualidade daquilo que for gerado.
O snippet — texto exibido na tela de resultados da busca em plataformas como o Google — que, em condições normais, inclui o título do seu site, a descrição dele e a sua URL, é muito importante, pois é o primeiro contato que alguém pode ter com sua empresa.
Portanto, faça uma descrição do seu negócio que seja clara e sucinta, sempre utilizando as suas palavras-chave.
Com relação aos conteúdos gerais do site, como os blog posts, tenha sempre o cuidado de incluir as palavras-chave específicas em cada post, repetindo elas algumas vezes, para que os mecanismos de busca entendam do que se trata o seu artigo.
Produza sempre um conteúdo original, inteligente e criativo, destacando outros artigos que você já tenha produzido e que tenham relação com o tema, incluindo também links externos que sejam de alta qualidade. Isso faz com que seu site seja reconhecido e ajuda a criar relacionamentos.
Como dissemos, o link building é fundamental na hora de colocar em prática o planejamento do seu site. A Google é o principal motor de buscas no país, responsável por cerca de 95% das pesquisas na internet e tem diversos algorítimos para avaliar a relevância de um site (o link building é um deles).
Se o seu site é reconhecido e citado por páginas que também são consideradas relevantes, o seu rankeamento melhora. Mas como fazer isso? Você pode citar os seus artigos relevantes dentro de outros posts, mas é fundamental construir um relacionamento com outras marcas para mostrar a importância do seu negócio e conquistar uma boa reputação on-line. Cultivando relacionamentos e mostrando o que você tem a oferecer de melhor é um ótimo começo para o link building.
Como dissemos, a Google analisa diversos fatores para rankear os sites e, portanto, outro elemento fundamental é a experiência que os usuários têm no seu site. Obviamente, o seu negócio deve focar na boa experiência dos clientes não só porque é relevante para a Google, mas porque é importante para que as pessoas retornem ao seu site e se sintam satisfeitas.
Há mais de 200 variáveis consideradas pela Google na hora de posicionar um site, e elas são divididas em três categorias:
1. On page: são os elementos que você controla, como título, heading tags, h1, h2, h3, número de vezes em que a palavra-chave aparece e url;
2. Off page ou link building: links apontados para o seu site, que provenham de outros sites;
3. Experiência do usuário: feedback das pessoas que navegaram no seu site, como indícios de qualidade. A Google tem levado esse item cada vez mais em conta.
Se um usuário entra no seu site e sai em apenas dez segundos, provavelmente, ele não encontrou o que procurava — e isso é muito importante para os critérios da Google.
Por isso, com o Google Analytics, analise o tempo médio de seus visitantes e descubra qual tem sido a página de saída mais frequente, para entender por que os seus usuários não têm conseguido boas experiências no site.
O user experience, ou UX, trabalha com questões funcionais e práticas, mas também com o lado emocional, buscando entender a experiência que o consumidor tem ao usar o seu produto.
Para otimizar o seu site e ter um bom UX, procure saber quem é o seu consumidor, o que ele quer e descubra, ainda, se ele consegue encontrar o que necessita, se navegou com facilidade e se entraria em seu site de novo.
Com um uso intenso dos dispositivos móveis, o seu site provavelmente tem sido mais acessado por plataformas mobile. Portanto, pense muito bem na hora de adaptar o seu site para esse segmento. Entenda o contexto das buscas.
Se seus consumidores estão no seu site em um dispositivo móvel, eles querem encontrar informações de forma rápida, simples e intuitiva.
Ao pensar em como criar um site, é fundamental fazer alguns testes.
Veja, por exemplo, se ele será capaz de oferecer uma boa experiência aos usuários — e monitore seus resultados para entender com tem sido o retorno dos investimentos feitos.
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