O seu produto é tão bom, mas tão bom que não consegue vender? Nem sempre o melhor produto é o mais vendido. Por isso encontrar os compradores certos para exportar alimentos é tão importante, e quando o assunto é exportar alimentos há um fator extra que dificulta as coisas. Continue lendo…
Acreditas ter um produto excelente, mas já considerou o problema de não encontrar os compradores certos para ele? A maneira mais fácil seria ter uma clientela fiel para começar, ou exportar alimentos tão bons que com certeza se venderá sozinho, mas quem pode garantir isto hoje em dia? No entanto, para muitas empresas novas, isso é extremamente difícil, senão totalmente impossível. Então, como você vai encontrar compradores internacionais?
Presume-se que agora você já deve ter selecionado o mercado de exportação para o (s) seu (s) produto (s). O mercado-alvo e seus consumidores irão – em grande medida – determinar seus esforços de busca de compradores.
O marketing digital pode funcionar em alguns mercados, enquanto outros podem precisar de um toque pessoal.
Há um conjunto de atividades que você pode realizar em seus esforços para encontrar compradores de seus produtos de exportação online:
Você deve construir um site atraente e profissional para o seu negócio. Investir em técnicas como Search Engine Marketing também levará você e seu produto para mais perto das pessoas que procuram os mesmos produtos em seu país de destino.
A otimização de mecanismos de pesquisa ajudará seu site a aparecer em pesquisas relevantes do Google. Você também pode usar ferramentas como o Google Ads para descobrir as consultas de pesquisa que podem levar compradores em potencial ao seu site / produto.
Outra ótima ideia é otimizar a visibilidade do seu site usando o Google Search Console. Usando o Console, você pode não apenas gerenciar a estrutura do seu site, mas também obter uma compreensão mais profunda do tipo de tráfego que está obtendo no seu domínio. Com o tempo, você pode usar esses dados para entender melhor se o seu site é visível para o público-alvo do comprador e otimizá-lo de acordo.
Você também deve considerar o desenvolvimento de uma estratégia de mídia social para alcançar sua base de clientes global. Plataformas como YouTube, Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn, Reddit, Pinterest, Quora, etc. são amplamente utilizadas para construir a presença de uma empresa nas redes sociais.
Importante frisar que isto é uma muito mais de brading do que captação de leads. Os leads visualizam suas redes, mas nem sempre convertem por meio delas, por isso negligenciar as redes sociais é um “tiro no pé” para empresas que querem construir uma reputação forte e positiva online.
Observe, no entanto, que todos os canais de mídia social podem não ser perfeitos para o seu negócio; defina claramente o propósito de sua presença na mídia social e, de acordo com isso, selecione um canal que melhor se adapte às suas necessidades de aquisição de compradores.
Além da mídia social, outra ótima maneira de obter visibilidade online é inscrever-se em sites Business-to-Business (B2B) e plataformas de comprador-vendedor, como Alibaba, DHGate, Global Sources, Made in China, etc. crie um link para o seu site em seus perfis nessas plataformas, pois elas não só o ajudarão a vender seu produto diretamente, mas também são uma ótima maneira de ganhar visibilidade junto aos compradores.
Ainda há a boa, velha, porém não obsoleta prospecção outbound que, dependendo do mercado que está inserido, e/ou o que deseja alcançar, se torna indispensável em qualquer estratégia de marketing e vendas, seja on-line, off-line ou ambas.
As feiras e exposições comerciais são uma forma direta de interação comercial, onde os exportadores, pequenos e grandes, têm a oportunidade de se encontrarem-se com os compradores e interagirem. Os compradores internacionais visitantes, bem como com as empresas de exportação e importação podem negociar e fechar grandes negócios. Além desses eventos, sua empresa pode promover seu próprio evento e convidar o mercado, por meio do fornecimento de algum benefício em comum ou atrativo, como palestras e treinamentos por exemplo. Ou um conteúdo que agregue informação sobre o mercado alvo e o setor da indústria que pretendes interagir.
Nestes eventos há a possibilidade de compradores, vendedores e outras partes interessadas do ecossistema de comércio interagirem em uma sala comum. É uma excelente forma de fazer o tal do networking, mas focado em qualidade e não quantidade de contatos. Os chamados hot leads ou clientes em potencial. Realize demonstrações / exemplos de seu produto, perguntas de campo e até mesmo confirme dados direto com os principais players do mercado.
Essas são algumas maneiras que você pode utilizar pra encontrar compradores para exportar seus alimentos e commodities internacionais. Quais delas você já está utilizando ou pensa em utilizar?
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