blog.

exportar alimentos

Inovar é obrigatório

Antes de saber como exportar alimentos com segurança para o mercado internacional, é necessário você decidir o local de destino dos containers. Dependendo do porto e país, poderão existir regras legais e certificações para. Isto depende também do que é exigido pelo comprador.

Pesquise

A pesquisa é vital antes de sair querendo exportar alimentos para o exterior! Identifique os mercados com um pouco de pesquisa documental. Encontre os números de consumo / importação de produtos semelhantes aos seus e a taxa de crescimento econômico de um novo mercado potencial. Procure os dados demográficos, práticas culturais e religiosas e sua concorrência potencial.

Em seguida, você precisa escolher um caminho para participar e entrar no mercado. Hoje existem as seguintes opções:

  1. Representante comercial
  2. Venda direta
  3. Use um distribuidor
  4. Use um agente de vendas
  5. Crie uma joint venture.


Qualquer que seja a opção escolhida, você deve garantir clareza de responsabilidade por itens como entrega e pagamento e SEMPRE lembrar de proteger sua propriedade intelectual.

 

Feiras de negócios para exportar alimentos

As feiras de negócios são uma das melhores maneiras de encontrar oportunidades para fazer comércio com o exterior e exportar alimentos. Lá é possível conhecer compradores e gerar e novos negócios. É necessário pesquisar o custo de exposição ou você também pode dividir o custo de um estande com outra empresa.

Como exportador de alimentos naturais, é essencial para você organizar vários aspectos de suas atividades de exportação. Você deve ter um bom conhecimento de questões práticas relacionadas a essa atividade. Isso inclui ter uma compreensão dos costumes, tarifas, transporte e documentação. Essas questões determinarão seu sucesso ou fracasso em termos de exportação de produtos alimentícios.

Você deve ter confiança na empresa com a qual está lidando e entender que está assumindo um compromisso juridicamente vinculativo que pode ser cumprido por eles. Não concorde verbalmente, confirme ou assine um contrato incompleto ou sobre o qual você não tenha certeza.

 

Como exportar alimentos com segurança?

Certifique-se de compreender claramente e de estar satisfeito com os termos e condições gerais de seu contrato para exportar alimentos. Veja abaixo alguns itens importantes:

  • Especificação do produto.
  • Quantidade (unidades de medida em algarismos e palavras, número de sacos, recipientes e assim por diante).
  • Condições de embalagem e rotulagem.
  • Valor total com moeda especificada.
  • Acordos de preços.
  • Termos de pagamento.
  • Data ou período de entrega durante o qual a entrega deve ser feita.
  • Termos de entrega.
  • Encargos e / ou taxas, se aplicável (impostos e taxas).
  • Seguro.
  • Força maior ou circunstâncias de incumprimento do contrato. As disposições do contrato definem claramente as circunstâncias que isentam os parceiros da sua responsabilidade pelo incumprimento do contrato acordado.
  • Procedimentos padrão.
  • Procedimentos de resolução de disputas (arbitragem; local de jurisdição; lei aplicável) 


A seleção do método de pagamento mais adequado é um fator-chave para o sucesso de uma venda de exportação. Seja qual for o método de pagamento que você selecionar, você deve sempre assinar um contrato de venda antes de realizar qualquer transação internacional. 

A exportação envolve uma série de riscos diferentes, como pagamento, risco de danos e roubos, flutuações cambiais e riscos políticos (como a proibição da importação de produtos específicos). Portanto, é recomendável fazer seguro do pagamento e da mercadoria, principalmente se o contrato envolver volumes e valores maiores.

A boa prática de semear...

Se este conteúdo foi útil para você, compartilhe com alguém e deixe seu comentário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

não tenha vergonha, diga olá.

Traduzir △