Como fidelizar clientes no mercado de commodities agrícolas

commodities agrícolas

Autor

Todo mundo está falando sobre lealdade hoje em dia e no mercado de commodities agricolas não é diferente. Não é que a satisfação do cliente tenha caído no esquecimento; em vez disso, é que as empresas reconhecem que um cliente satisfeito não é necessariamente um cliente leal.

Por que um fornecedor satisfeito pode não ser fiel? Pode haver uma série de razões. Em primeiro lugar, eles podem não estar tão satisfeitos. Devemos também reconhecer que, para alguns, não é tão difícil trocar de clientes. Uma oferta tentadora de um concorrente pode facilmente virar a cabeça de um fornecedor não comprometido. 

Construir e manter excelentes relacionamentos com fornecedores é fundamental se você deseja permanecer competitivo no mercado. Ter relacionamentos saudáveis ​​com os fornecedores ajudam a garantir que:

as commodities agrícolas continuem sendo entregues;

que as prateleiras sejam abastecidas de maneira saudável;

que os serviços continuem sendo prestados;

e que os negócios não parem.

 

Como encontrar um fornecedor de commodities agrícolas leal para o meu negócio?

 

Obtenção e aprovação de uma amostra de produto

Este segundo método de verificação dos recursos de produção é menos completo do que uma auditoria, mas geralmente mais fácil de conduzir. Idealmente, você deve auditar seus fornecedores e analisar amostras de produtos antes da produção em massa.

Peça ao seu fornecedor para enviar uma amostra do produto para sua aprovação antes de prosseguir com a produção em massa. Isso ajuda a confirmar se a saída de produção da fábrica corresponde aos requisitos do produto. Você também pode enviar a amostra a um laboratório para teste para confirmação posterior.

Peça um relatório de teste de laboratório

A maneira mais direta de avaliar se um fornecedor tem experiência na fabricação de produtos em conformidade com certas regulamentações é solicitar um relatório de teste. Qualquer fábrica deve estar disposta a compartilhar seus relatórios de teste, presumindo que seus produtos tenham realmente passado nos testes de laboratório em algum momento.

Confiabilidade / Lealdade

A confiabilidade deve ser outra consideração importante para a escolha de fornecedores. Fornecedores confiáveis ​​entregam os bens ou serviços certos no prazo, conforme descrito.

Os maiores fornecedores geralmente são bastante confiáveis. Isso porque seus recursos e sistemas são suficientes para realizar a entrega, mesmo que algo saia fora do controle. 

Porém, também vale a pena tentar desenvolver um relacionamento mais amigável e leal com bons pequenos fornecedores – principalmente se você for o principal cliente.

Nesses casos, seu fornecedor também pode responder melhor a diferentes solicitações, como pedidos urgentes ou retenção de estoque.

Estabilidade

Procure fornecedores experientes que estejam no mercado há muito tempo. A estabilidade é importante, especialmente se você estiver celebrando um contrato de longo prazo com um fornecedor ou se ele for o único fornecedor de um item específico de que você precisa para o seu negócio.

Verifique o histórico de crédito do fornecedor para ver se ele é financeiramente estável. Vale a pena descobrir quais empresas usaram os serviços de um determinado fornecedor e pedir uma referência.

Valores de negócios

Também vale a pena considerar se os valores de negócios de seus fornecedores se alinham aos seus. Por exemplo, se sua empresa tem fortes credenciais de responsabilidade social corporativa ou ambiental, você deve considerar questões como embalagem de produtos e processos ambientais que os fornecedores potenciais têm em vigor.

Vários fornecedores

Embora usar um único fornecedor tenha suas vantagens (por exemplo, você pode desenvolver um relacionamento comercial estreito que beneficie ambas as partes), também tem seus riscos. Se o seu fornecedor fechar ou não puder entregar, seu negócio será prejudicado. Considere construir relacionamentos com vários fornecedores de commodities agrícolas para ajudar a gerenciar seus riscos.

Considere também encontrar através da nossa ajuda bons fornecedores com boas recomendações. 

Insights Relevantes

ZNK Marketing

Cases Recentes

ZNK Marketing
Menu
Traduzir △