Diante do COVID-19, as redes sociais e a mídia social são uma ótima maneira de empresas e comunidades permanecerem conectadas, mesmo quando fisicamente separadas.
À medida que o vírus atingiu as mídias sociais, as marcas precisam agir rápido e com cuidado com a teor da mensagem.
A mescla saudável de materiais digitais informativos, interativos e comerciais é a chave para ter sucesso em marketing de mídias sociais.
Diante do COVID-19, as redes sociais e a mídia social são uma ótima maneira de empresas e comunidades permanecerem conectadas, mesmo quando fisicamente separadas.
À medida que o vírus atingiu as mídias sociais, as marcas precisam agir rápido e com cuidado com a teor da mensagem.
A mescla saudável de materiais digitais informativos, interativos e comerciais é a chave para ter sucesso em marketing de mídias sociais.
Este é o momento das marcas desempenharem um papel útil para a sociedade, principalmente para a região de atuação da empresa. Demonstre ao mercado que sua marca se preocupa com a pandemia, conscientize e comova as pessoas de forma inteligente. Marcas de sucesso estão esforçando-se para responder positivamente à pandemia do Covid-19 ao redor do mundo.
Desenvolver estratégias de comunicação apropriadas é fundamental para se conectar com clientes. E em tempos de emergências (nacionais e globais), as mídias sociais têm papel mais importante do que nunca dentro da estratégia de branding de uma corporação.
Para a maioria das marcas, a pandemia de Coronavírus apresentou um momento difícil para a exibição de anúncios, independentemente da plataforma.
Nas duas primeiras semanas de março, as marcas de viagens por exemplo, reduziram os seus gastos com publicidade em cerca de 50% em comparação com o mesmo período no ano passado.
Sob pedidos de distanciamento social ou permanência em casa, algumas marcas simplesmente não tiveram escolha a não ser reduzir os gastos com publicidade e nós entendemos isso, porém precisamos compreender alguns pontos juntos, veja abaixo.
Mas, no final do 3 trimestre de 2020 o cenário começou a inverter. Afinal, com a diminuição dos anunciantes de temporada, as empresas que mantém a regularidade nos canais sociais, começaram a ganhar mais notoriedade e reduzir o custo de visualização e conversão em suas campanhas de marketing digital.
Encontrar a mensagem certa pode ser complicado, os profissionais de marketing trocaram ou adiaram campanhas que poderiam soar insensíveis durante esse período de crise em saúde pública mundial.
Mas nem todas as marcas estão sofrendo. Empresas em categorias como limpeza, transmissão de TV, serviços de entrega de comida e videoconferência virtual, tiveram um aumento considerável nas vendas.
Não importa se o seu objetivo é retenção de clientes ou expansão, a questão é que o momento não é de abandono da comunicação corporativa, pelo contrário, devemos intensificar e aproveitar ainda mais as ferramentas digitais que temos em nossas mãos. Trabalhemos para construir um relacionamento sólido e próximo com o público.
Descarte o descartável
Chega de superficialidade e da má compreensão sobre a utilização das redes sociais pelo setor corporativo. Rede social é um ambiente de relacionamento e não feira livre. Precisa-se de estratégia e planejamento para “dar certo”.
Cresça em conhecimento sobre suas personas, ganhe visibilidade e não encare os canais sociais como mercados municipais digitais, mas um ambiente de afinidade, solidariedade e reciprocidade. Branding para B2B e anúncios criativos e disruptivos para B2C.
Enquanto este momento restritivo durar, você tem a oportunidade de emplacar uma imagem mais humana para sua marca.
Pense nisso!
Com muito critério podemos explorar gatilhos mentais em publicações de redes sociais durante a pandemia, tais como:
Reciprocidade: criação de vínculos com o público-alvo através de coisas em comum, como por exemplo: pensamentos; situações; rotinas; emoções; dores; desejos; gostos etc.
Escassez: utilização da escassez de um produto ou serviço para incentivar ações como: compra e cadastramento.
Urgência: criação de senso de urgência, comumente vem junto com o gatilho da escassez. É utilizado para incentivar a persona a tomar a ação desejável com rapidez.
Não confunda com o gatilho da escassez. Urgência associa-se com a importância da ação, enquanto escassez correlaciona-se com a disponibilidade(quantidades e prazos).
Segurança: apelar para o know-how da sua corporação, tradição e experiência para que o comprador, lead sinta-se seguro quanto ao negócio que fará com sua empresa.
Antecipação: criação de expectativa quanto a ofertas vindouras, mercado futuro, lançamento de produtos, serviços e conteúdos que em breve não estarão mais disponíveis.
Há boas razões pelas quais as marcas devem continuar a publicar nas mídias sociais durante o Covid-19. Em particular, não há problema em compartilhar informações imperativas sobre como fazer a diferença durante essa pandemia de saúde.
Os consumidores estarão mais dispostos a responder e compartilhar suas informações. Tudo depende do tom de comunicação aplicado. Há uma necessidade significativa de maneiras pelas quais as pessoas possam se ajudar umas as outras. O desenvolvimento coletivo e o sentimento de pertencimento são ótimos “caminhos” a se adotar nestes momentos de crise.
De padrão as marcas trabalham no Facebook e Instagram, porém dependendo do seu mercado de atuação, outras redes como o Linkedin e Pinterest também sejam interessantes. Há também a possibilidade de pensar fora da caixa e aí é só chamar-nos para elaborar um plano de marketing estratégico junto com você.
Se a informação não for útil ou emotiva, não é relevante! Não podemos perder tempo com ações sem propósito. Não entre na conversa do “conteúdo rico”. Na ZNK entendemos que todo conteúdo tem seu valor.
Se alguém lhe diz que faz conteúdos ricos, quer dizer que também existe a possibilidade de fazer “conteúdos pobres”! Por isso o planejamento do conteúdo é vital. Faça com qualidade e objetivo, ou não faça nada.
Cuidado com a “panfletagem digital”, é um termo vulgar que utilizamos aqui na agência para aquele tipo de trabalho baseado em fazer posts de imagem em escala, os famosos “quadrados em linha de produção”. Se o seu objetivo for encher o feed do Instragam e Facebook, ok. Mas, lembre-se: quantidade e qualidade dificilmente andam juntas.
Explore um mix entre:
Mantenha o foco naquilo que é positivo e chame a atenção das pessoas. Seus clientes querem boas notícias. Já tem muita gente promovendo desgraça. O que você tem para compartilhar com eles?
E depois de colocar o cliente no centro da atenção. Considere suas experiências em relação às postagens de mídia social da marca, é vital revisar todo o conteúdo criativo digital publicado até então, e adequá-lo à luz da situação atual. Pergunte-se: o que é interessante para o meu cliente observar nos canais digitais da minha empresa?
É fundamental agir rapidamente e revisar todo o conteúdo online(digital) da sua marca disponível atualmente no mercado. Avalie como ele será percebido pelas lentes da crise do novo Coronavírus. E isso não se trata apenas das mídias sociais… Como estão suas apresentações em PDF, o site da sua empresa, sua campanha de Google Ads, seus e-mails, seus artigos corporativos no blog, etc…
Melhor evitar palavras como ‘estocar’, ‘tossir’ ou ‘doente’, substituí-las por eufemismos mais digeríveis. Elimine laços com o criativo promocional agressivo se for uma empresa B2B, mas nunca pare de anunciar e divulgar a marca. Não olhe para trás, siga em frente!
Tem uma campanha publicitária que mostra um grupo de pessoas em um show? Ou muita gente agrupada? Guarde-as para 2021.
Sem as grandes feiras, você tem a oportunidade de apresentar e mostrar seus produtos para quem está do outro lado do oceano unicamente através da internet, faça isso da melhor maneira possível, com certeza há um “oceano azul” esperando por ser descoberto.
Meu negócio é a feira, e agora?
Se o seu negócio for a própria feira, investir em produtos digitais(infoprodutos), cursos online, rodadas de palestras digitais através de webinars e ofertas de antecipação sejam um caminho viável. Essas ações não compensam as perdas que o isolamento acarretou, mas podem amenizar o desequilíbrio da balança financeira gerado pelo novo Coronavírus.
E “fique de olho” nos feeds para identificar coisas brilhantes que outras empresas e pessoas estão fazendo. Apoie mais e barganhe menos. Fortaleça parcerias com ganhos compensatórios e proporcionais para ambos os lados! Cooperar é a melhor maneira de contornar e sair desta situação delicada.
Sabemos que não foi culpa sua, mas infelizmente algumas empresas se tornaram reféns da situação. Agora não é motivo para vitimíssimo. Deixe o orgulho de lado e procure ajuda sem vaidade, afinal, talvez um dos motivos deste problema global que enfrentamos seja, em partes a vaidade humana.
A publicidade de ações sociais, é uma excelente forma de promover uma imagem mais humana e positiva. Investir em ações sociais e divulgá-las de forma lhana e educada, reforça positivamente sua marca na mente do consumidor.
Se a sua empresa não realiza nenhuma ação social direta, ela pode apoiar ongs que prestam serviços socioambientais. Não importa se fará isto através de apoio financeiro ou cedendo produtos e serviços com a sua marca para ajudar. A filantropia é sempre bem vista pelos consumidores, independe do país e cultura que o seu negócio esteja inserido ou pretende alcançar.
Resumindo, gostaria de dizer aos caros leitores que o momento pede reação e não rendição. É tempo de se reerguer, de “virar o jogo” e não deixar circunstâncias externas esmorecerem nossos ânimos. Não permita que o que acontece do lado de fora interfira no lado de dentro. Preserve um ambiente interno positivo em sua organização. Este é o papel que parte dos CEOs e da diretoria. Let`s do it.
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Forte abraço!
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