É função do marketing despertar o desejo no consumidor e nutri-lo até o time de vendas entrar em campo para concluir a jogada. Converter o potencial consumidor em cliente real.
As vendas têm como objetivo principal conseguir o sim do cliente, a famosa “canetada”, “tirar o pedido”, mas não é somente isto.
As vendas precisam gerir um relacionamento sadio e durável com a clientela. Praticar o pós venda e obter recorrência.
Um departamento não funciona bem sem o outro. Engana-se quem pensa o contrário. São partes de um corpo chamado empresa.
A falta de informação, organização e velocidade sabotam tanto as campanhas de marketing como de vendas.
É provável que já tenha ouvido falar que, quanto mais rápido se responde, mais chances se tem de fechar o negócio.
Para ter esta velocidade é preciso organização. Rabiscos em cima da mesa e pastas na área de trabalho não significam isto, apenas dados soltos.
A informação é a soma destes dados de forma organizada, compondo uma mensagem.
Quando todos trabalham em sintonia e para o mesmo objetivo, fica mais fácil alcançar as metas.
Integrar marketing e vendas não é um bicho de sete cabeças! 🐲 Existem softwares CRM (customer relationship management) que mantem o fluxo de informações e tarefas sobre cada lead e cliente organizado.
O CRM acompanha o lead desde sua chegada a base, até o momento em que se torna um cliente ativo e fidelizado. E não para por aí!
Não são só as áreas de marketing e vendas que se beneficiam, mas toda a empresa deve usufruir das informações do CRM.
Aliás, informação não é mais moeda de troca de ninguém. 👍
A cultura do século XXI é popular e compartilhada. Reter conhecimento chega a ser mesquinho, visto que não há como ocultar nada de ninguém.
Depois do marketing e da venda, vem a prestação do serviço, a entrega e o suporte.
Todo este ciclo, quando automatizado, torna o dia a dia de trabalho mais eficiente e producente.
Percebe-se maior diferença quando a um volume maior de transações.
Até o pessoal de recursos humanos e do financeiro tomam proveito destes dados.
CRM + ERP = inteligência competitiva
Enquanto o CRM faz a gestão do relacionamento com o cliente, existem outros softwares um pouco mais completos com a função ERP.
ERP em português significa Sistema de Gestão Empresarial.
Trata-se de uma ferramenta corporativa capaz de controlar todas as informações de uma empresa, integrando e gerenciando dados, recursos e processos, aumentando seu poder de tomada de decisão.
Quem deseja automatizar e integrar todas as áreas está no caminho certo.
É um processo que força o empresário a sair da zona de conforto, mas trás um benefício grande de inteligência competitiva para o negócio.
É completo para gerir diversos modelos de negócios! Fica a dica!
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Forte abraço!
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