blog.

Como montar minha empresa com segurança?

Estratégia Empresarial, Marketing Digital

Como montar minha empresa com segurança

Inovar é obrigatório

“Quero montar minha empresa com segurança, porém sem burocracia!” Sim, ouvimos muito isso, mas ter uma empresa é diferente de prestar um serviço.  Para ser empresário no Brasil é preciso aprender a lidar com a burocracia. Mas não é motivo para frustração, já que você pode diminuí-la!

O básico para iniciar é: um CNPJ legal, um modelo de contrato, uma conta corrente e um sistema de emissão de notas fiscais. Caso contrário, não é uma empresa concebida, mas um serviço informal, e por melhor que seja o produto ou serviço, o mercado e a clientela te considerarão amador.

Tenha respaldo legal da sua atividade, fique atento aos direitos trabalhistas, prestação de contas a Receita Federal e garanta a legitimidade da sua empresa e a força da sua marca.

O brasileiro é empreendedor por natureza e legalizar sua atividade é muito simples depois que o governo criou a MEI (micro empreendedor individual). Procure o SEBRAE da tua cidade e regularize sua situação.

 
Mais algumas dicas:

Atenção aos contratos

Ter um modelo de contrato pode evitar muitas dores de cabeça! Redobre a atenção com os contratos, seja com clientes ou fornecedores. Especifique detalhes. Tudo tem que estar claro para ambas as partes. Sempre leia tudo que assina.

Com contratos bem formulados, você evita uma série de problemas e prejuízos futuros. São cuidados essenciais que previnem que sua empresa sofra com inadimplência e “malandragem” por exemplo.

Não se esqueça dos direitos trabalhistas

Processos trabalhistas costumam gerar sérios problemas e comprometer o orçamento das empresas, por isso é essencial que você tenha muita atenção nas contratações e no pagamento de salários, benefícios e obrigações fiscais.

Os encargos, a previsibilidade de aumento dos salários, horas extras, valores a serem pagos em demissões, a quantidade de funcionários que a sua empresa precisa contratar etc.

Tenha o seu orçamento sobre controle. Dessa forma, você mantém sua folha de pagamento em dia e os colaboradores satisfeitos.

Regime tributário

Uma empresa que preza pela segurança e ética precisa pagar impostos e encargos, logo é preciso planejar o orçamento para evitar surpresas. O primeiro passo é entender qual é o regime tributário viável para o seu negócio. Acredite, esse fator é determinante para a “sobrevivência” de uma empresa, principalmente no Brasil – o país dos impostos.

Não comprometa os lucros com o cumprimento das obrigações tributárias e fiscais. Esteja atento à itens como a emissão de notas fiscais, darfs e outras taxas. Evite multas.

Custos fixos

Os custos fixos estão relacionados as despesas com espaço físico, água, energia elétrica, transporte, alimentação, folha de pagamento, serviços assinados de forma recorrente que são essenciais para o funcionamento do negócio etc. Tenha o seu orçamento sob controle.

Atenção a marcas e patentes

Cuidado com imagens, domínios, direitos autorais e licenças. Algo simples, porém que pode causar um transtorno. Foque na sua marca, desenvolva sua identidade e agregue valor. Não fique escravo de royalties no futuro por uma imprudência do presente.
 

Evite qualquer possibilidade de processo. Processos sugam tempo, dinheiro, saúde e energia. Zele pela reputação da sua marca! Aqui na ZNK você tem tranquilidade quanto as imagens, áudios e demais ferramentas de utilizamos. Só trabalhamos com recursos licenciados.

Obrigado, curta e compartilhe.

A boa prática de semear...

Se este conteúdo foi útil para você, compartilhe com alguém e deixe seu comentário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

não tenha vergonha, diga olá.

Traduzir △