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Marketing digital no agronegócio

A digitalização e o fácil acesso à Internet mudaram a cara da agricultura para sempre e muitos no setor estão se esforçando para acompanhar os novos métodos disponíveis para mantê-los em contato com seus clientes. 

Como o marketing digital pode revolucionar o agronegócio?

Embora os equipamentos agrícolas, a agricultura de precisão e outras áreas da indústria tenham trazido muitos agricultores tradicionais para a era digital, ainda há um atraso na aceitação do marketing digital na agricultura. 

A indústria agrícola recebe uma má reputação por estar atrasada, o que realmente não é justo ou preciso. 

Os agricultores e seus fornecedores são algumas das pessoas com mais conhecimentos de tecnologia que você poderia encontrar, em termos de automatizar sua rotina de trabalho diária e manter seus gados / safras nas melhores condições.

No entanto, é uma generalização muito boa dizer que a indústria está um pouco atrasada quando se trata de adotar técnicas de marketing digital. 

Chegou o momento de os fornecedores agrícolas mudarem das abordagens de marketing tradicional para digital e reivindicarem toda a sua parcela de vendas disponível.

O marketing para a indústria do agronegócio é completamente diferente da maioria dos outros mercados – requer alguém que conheça intimamente o setor para conseguir chegar aos consumidores finais (e persuadi-los a comprar).

Como escrever para marketing agrícola – Conheça seu público

Os fabricantes de equipamentos agrícolas, rações para animais e biocombustíveis têm diferentes públicos-alvo. Quer a sua empresa de agronegócio precise se conectar com varejistas, marcas ou diretamente com fazendas, você precisará desenvolver uma estratégia exclusiva voltada para alcançar diretamente o seu melhor cliente.

Por causa disso, sua abordagem de marketing deve ser diferente. Se você está contratando uma agência da web para fazer marketing online para você, ela PRECISA saber os problemas do seu público (e como você os corrige). 

O tipo de palavras que você escolhe e a abordagem geral usada no marketing agrícola são completamente diferentes do que, digamos, vendas de automóveis. Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a falar o idioma certo:

  • Não pense nos agricultores como consumidores, pense neles como empresas (o que eles são) e concentre-se nas técnicas de marketing B2B.
  • Os agricultores ‘tradicionais’ e o agricultor ‘especializado’ mais recente são tipos diferentes de clientes com pontos problemáticos completamente diferentes. Trate-os como tal. Se seus produtos ou serviços são direcionados a ambos os mercados, prepare-se para usar uma abordagem de marketing B2C mais suave que agrada mais aos produtores especializados.

Uma de nossas primeiras ordens de negócios na ZNK é ajudá-lo a desenvolver objetivos dessa forma. Por meio de serviços como criação de persona, definiremos metas claras para ajudar a definir seus clientes ideais e fazer um plano para alcançá-los.

Torne-se o especialista a ser visitado

Crie conteúdo informativo exclusivo que ajude seu cliente-alvo a pesquisar sua compra. 

Os agricultores estão em busca de novas respostas para problemas de décadas. Eles querem descobrir o que funcionou bem em outras partes do mundo, que não são conhecidos / usados em sua comunidade agrícola local. 

Ao criar conteúdo personalizado (sejam vídeos explicando produtos, blogs explorando problemas ou infográficos apresentando as estatísticas mais recentes), você pode construir a reputação de sua empresa como especialista em sua área.

Os seus clientes querem empresas que pensam fora da caixa e sabem o que estão fazendo – ninguém quer entregar seu dinheiro suado a um pau para toda obra que na verdade não sabe de nada. Você os conhece melhor do que ninguém; você sabe contra o que eles lutam e como seus produtos resolvem seus problemas. 

Crie conteúdo que fale diretamente com seu consumidor ideal – você não está fazendo marketing para qualquer um – você está fazendo marketing diretamente para eles, para resolver seus problemas e ajudá-los a ter mais sucesso.  

Se você deseja que estas pessoas invistam em seus próprios negócios, você precisa investir no seu. 

Seja honesto – você compraria no seu site? Se não, por que não? Certifique-se de que seus ativos digitais promovem sua empresa como você deseja ser visto. 

O agronegócio é tão fundamental para a economia brasileira que em 2019 representou mais de 21% do PIB, sendo uma das principais fontes do progresso do país.

 

A boa prática de semear...

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