Podemos dizer que o acordo ainda é novo, mas os vícios de linguagem são antigos e não saíram da boca do povo. Alguns erros são cometidos por real desconhecimento, mas a maioria, por descuido ou distração. E para não deixar você “na mão”, selecionamos um conteúdo interessante do site parceiro Mundo Educação.
Convenhamos que nossa língua não é das mais fáceis, mas isso não é desculpa para continuarmos com as mesmas dúvidas e erros de português ano após ano.
Falar e escrever corretamente transmitem clareza e credibilidade na mensagem. São detalhes importantes que podem interferir na compreensão de uma abordagem e nos resultados comerciais.
Desvio da norma quanto à:
– grafia: proesa em vez de proeza;
– pronúncia: incrustrar em vez de incrustar;
– morfologia: cidadões em vez de cidadãos;
Emprego de palavras ou estruturas antigas que deixaram de ser usadas.
Ex: Vossa Mercê em vez de você.
Emprego de novas palavras que não foram incorporadas pelo idioma.
amar e esquecer,
amar e malamar,
Erros de sintaxe contra as normas de concordância, de regência ou de colocação.
– colocação: Me empresta o carro? (em vez de empresta-me)
Ex: O ladrão matou o policial dentro de sua casa. (na casa do ladrão ou do policial?).
Ex: Nunca gasta com o que não é necessário.
Ex: Ladrão que rouba ladrão tem cem anos de perdão.
Como podem ver, são erros mais comuns do que imaginamos e até pessoas cultas deslizam em um ponto ou outro. É comum, porém não é normal.
Normal vem de norma, daquilo que é correto. Com a tendência do marketing de conteúdo, escrever e falar bem voltou a ser super importante.
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