“As coisas representam o papel dos homens, os homens representam o papel de coisas: eis a raiz do mal”. – Simone Weil
Certamente a empresa de Simone não valorizava as pessoas e não realizava nenhum trabalho de motivação de equipe. Você precisa de um time, não apenas de funcionários. E time significa pessoas unidas lutando para vencerem o mesmo jogo!
O que Simone queria expressar? Quais lições podem ser tiradas deste pensamento? Ela tinha enraizado em seu coração o sentimento de indiferença.
Para sua empresa ela representava apenas uma extensão das máquinas, um objeto programado para fazer determinada função, sem vida, sentimentos e expectativas. Será que nos dias de hoje existem trabalhadores nessas mesmas condições psicológicas?
Antes mesmos de pensar nos clientes, compradores e usuários dos produtos e serviços, temos que atentar para nossos clientes internos, trabalhar o endomarketing na organização.
Endomarketing significa, “endo” originário do grego que quer dizer de dentro, “ação interna”, ou seja, cada colaborador é um cliente da organização. Satisfazer as necessidades destes “clientes internos” se reverterá em satisfação das necessidades dos clientes externos. Motivação! O que nos move por dentro!
Uma organização é formada por pessoas. Como diria Mary Parker Fottet “Administrar é a arte de fazer coisas através das pessoas” e não ao contrário como Simone Weil vivenciou em seu local de trabalho.
Pessoas são volúveis, inconstantes e nem sempre desempenham o máximo que poderiam.
É necessário realizar um trabalho de motivação de equipe constante e mesmo assim não será garantido, pois cada pessoa é única e reage de modo diferente. Para obter sucesso com a gestão de pessoas, trabalhe de forma estratégica desde o recrutamento até o monitoramento.
Avalie o desempenho tanto dos funcionários como da estratégia de recursos humanos da empresa. Tenha funcionários comprometidos e não apenas envolvidos.
Todos precisam estar cientes de suas responsabilidades e das expectativas que a empresa tem deles. A empresa também precisa ficar atenta às expectativas dos funcionários.
Todos devem crescer juntos. Costumo dizer que é melhor somar para depois dividir.
O processo de motivação deve ser constante, pois pessoas são inconstantes. Às vezes um simples gesto de reconhecimento como “parabéns”, pode tornar o dia de alguém melhor.
Esteja antenado ao ambiente e atualize-se, isto também inclui as pessoas, pois o capital humano é a fonte de criatividade e precisa ser aprimorado.
O feedback por parte dos funcionários é uma boa ferramenta para monitorar e aprimorar a gestão de recursos humanos. Sempre adequando o RH a gestão estratégica da empresa.
Antes de máquinas de primeira linha, você precisa ter pessoas competentes e comprometidas no time, do contrário está perdendo tempo e dinheiro. Investir no capital humano é promover motivação! Leve motivação e capacitação para sua equipe, conte conosco!
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