A identidade visual seria a “aparência” de uma empresa. Um conjunto de elementos visuais que fazem com que ela seja reconhecida facilmente. Ela não se limita apenas ao logo, a identidade visual vai muito além disso.
Com certeza você saberia reconhecer uma latinha de Coca-Cola no meio de várias outras latinhas, não é mesmo? Também saberia dizer de memória quais são as cores do McDonald’s e qual é a logo da Apple. Esses são grandes exemplos de identidades visuais produzidas com maestria.
A identidade visual é uma estratégia de marketing digital 100% atrelada à estética da marca. O logotipo de uma empresa faz parte, porém não define a sua identidade com totalidade. A criação e o uso da paleta de cores, das fontes, das imagens e até da escrita nos textos transmite as propostas da marca.
Tudo na identidade é planejado estrategicamente. Ela serve tanto para o mundo digital (aparência dos sites da empresa, postagens nas redes sociais, fotos de perfil, etc) ou no mundo real (decoração do espaço físico, fachada, banners). Ela é desenvolvida a partir do conceito do que a empresa é e busca ser. Por exemplo, não é o usual escrever textos muito longos e rebuscados nos materiais de uma marca que prega a praticidade ou usar figuras coloridas em uma empresa séria e sóbria.
Suponha que você peça a indicação de uma clínica odontológica e um amigo lhe diz “tem uma no prédio azul da rua tal”, você chega lá e o prédio azul foi pintado de rosa. Após isso, você recomenda a clínica para outro amigo e diz que “fica no prédio rosa da rua tal”, quando o amigo chega lá, o prédio foi pintado de bege. É isso que acontece com quem não tem uma identidade visual definida.
Os usuários ficam perdidos e não associam o conteúdo à marca. Tão ruim quanto não ter uma identidade visual é ter uma que nada tem a ver com o seu negócio. As pessoas consomem aquilo com o qual elas se identificam!
Pense em uma marca de roupas street wear cuja proposta são peças em tons chamativos, cheias de estampas, tecidos sintéticos e cortes assimétricos. Um homem de negócios que prefere roupas sóbrias e sociais se identificará com essa loja? Provavelmente não, mas com certeza seus filhos jovens comprariam lá.
Agora imagine outra ocasião: uma loja com a fachada contemporânea, pintada com grafites e decoração industrial vendendo camisas sociais, não daria certo, não é mesmo? A imagem da loja não atrairia o público alvo.
Assim, a identidade serve para “marcar” a cabeça de quem tem contato com a sua marca. O usuário guardará na memória a estética do seu perfil e saberá reconhecê-la facilmente.
Como visto anteriormente, a identidade visual é a estética da marca, composta pela logo, fontes, cores, texturas, ícones e até mascotes.
O branding é a “alma” da marca. Ele deve ser definido antes mesmo da identidade. Ele não é apenas visual, mas também conceitual: serve para apontar os valores e objetivos da marca, o público-alvo e desenvolvimento do negócio.
Se a sua marca fosse um corpo, a identidade visual seria a aparência e o branding seria a personalidade.
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