A verdade é que o mundo inteiro sabe o tamanho do peso e da importância que o agronegócio brasileiro possui.
Somos um dos principais exportadores/produtores do setor alimentício mundial. E para demonstrar a relevância, temos uma agricultura que representa aproximadamente 6% do PIB.
Além disso, o Brasil tem um das maiores reservas de recursos naturais e uma economia que supera todo os seus países vizinhos, com um agronegócio bem desenvolvido, indústria de mineração avançada, e setores de manufatura e serviços, em comparação com os demais países sul-americanos.
O potencial do agronegócio brasileiro é enorme. Apesar do setor já responder por aproximadamente 26% do PIB total do país, continua a aumentar sua importância para o Brasil e para os mercados internacionais de commodities.
Atualmente, o país é o maior do mundo produtor de cana-de-açúcar, café e frutas tropicais, o maior rebanho bovino comercial do mundo e o maior exportador mundial de soja. Cerca de 176 países importam rebanhos brasileiros.
O crescimento do mercado de produtos agrícolas do Brasil está se acelerando. O mundo inteiro precisa se alimentar e o Brasil vive da agricultura.
O Brasil está atualmente classificado como a 21ª maior economia exportadora do mundo e a soja é atualmente o maior produto de exportação com US $ 19 bilhões, representando 10,4% do total das exportações do país.
A mineração ainda dá uma contribuição significativa e responde por quase 23% das exportações do país. O país também está desenvolvendo um papel significativo como player global de energia, com as recentes descobertas de grandes reservas de petróleo e gás na costa.
O Brasil também é um grande player quando se trata de biocombustíveis, especialmente o etanol, que tem destaque no cenário energético.
O agronegócio brasileiro tem uma das maiores populações de gado do mundo (mais de 200 milhões) e abate mais gado anualmente do que os Estados Unidos. As pastagens mais extensas estão concentradas nas regiões Sul e Sudeste, com uma participação menor, mas crescente, nos estados do norte e zonas de fronteira, como a Amazônia.
Os avanços tecnológicos e os esforços científicos brasileiros têm beneficiado o setor agrícola. Sem contar no clima favorável para a maioria das plantações.
Nos últimos anos, a agricultura tornou-se o setor da economia brasileira que registou as maiores taxas de crescimento, contribuindo para colocar o país no 2º lugar em termos de valor de mercado agrícola nas Américas, sendo a soja, o milho e a cana-de-açúcar seus destaques internacionais.
É justamente pela grande potência que o país está demonstrando dentro do agronegócio que o mercado global têm crescido os olhos para a nação.
Se este conteúdo foi útil para você, compartilhe com alguém e deixe seu comentário.