Muitas pessoas não sabem que os vídeos feitos por marcas não são todos iguais. Cada um tem sua particularidade e objetivos. Hoje, aprenda como usar os dois tipos de vídeos de marketing mais comuns: os corporativos e institucionais.
Em primeiro lugar, uma das melhores maneiras de anunciar é por vídeo. Definitivamente, além da versatilidade, os vídeos atraem mais engajamento para as mídias sociais da marca. Contudo, como existem muitos modos de desenvolver um vídeo publicitário, muitas pessoas se confundem e acreditam que um vídeo institucional e um vídeo corporativo são a mesma coisa, mas nós te explicamos a diferença:
Em primeiro lugar, os vídeos institucionais servem para, de modo geral, apresentar a empresa para quem o assiste.
Nesse sentido, são vídeos de duração média de 30 segundos até 2 minutos, contando sobre a história da marca, os valores, os conceitos, a missão e a sua posição no mercado empresarial. Ou seja, é focado em transmitir uma visão positiva da empresa para os usuários das redes sociais.
Em outras palavras, pense no vídeo institucional como o primeiro contato que alguém terá com a sua marca. Da mesma forma, se em cerca de um minuto, você pudesse listar as principais informações que você gostaria que as pessoas soubessem sobre a sua marca, quais seriam? Logo, essas informações devem ser trabalhadas e inseridas no vídeo de modo estratégico, para causar uma simpatia para com a sua empresa mas também para deixar um leve gosto de “quero mais”, assim os usuários irão buscar saber mais sobre ela.
Portanto, lembre-se: um vídeo institucional bem feito pode ser usado por anos e anos, se a empresa permanecer com as mesmas informações.
Em contrapartida, os vídeos corporativos falam das conquistas profissionais e divulgam os trabalhos já realizados. Assim, seus vídeos podem tanto vender um produto quanto vender a marca como uma empresa de grande sucesso e confiabilidade.
Dessa forma, um vídeo corporativo pode ser usado para o público interno também (os funcionários e sócios daquela empresa) para motivar e conscientizar os trabalhadores e apoiadores.
Por fim, a grande dúvida: qual vídeo é o ideal?
A resposta depende de qual objetivo você quer alcançar! Assim, se você deseja anunciar um grande feito da empresa, utilize o vídeo corporativo. Por outro lado, se irá usar um vídeo para mostrar sua empresa em um site, feira, evento ou reunião, esse vídeo será o institucional.
Se este conteúdo foi útil para você, compartilhe com alguém e deixe seu comentário.