Evite estes erros clássicos que muitos empreendedores e empresários brasileiros cometem. Lembrando que prevenir é sempre melhor que remediar.
No artigo de hoje, quero refletir com você sobre os erros mais comuns que os empreendedores cometem.
Trago abaixo com muita humildade os 6 erros mais comuns, não a fim de julgar, mas realmente ajudar muitos empreendedores, quer sejam eles motivados por um sonho ou uma necessidade.
Vários empreendedores e pessoas no geral tem visto no empreendedorismo uma saída para estabilizarem suas vidas financeiras. Por isso, não importa se erramos, mas se aprendemos rápido com os erros!
1 Erro – Falta de planejamento
Este é o erro mais comum, principalmente no Brasil. A grande maioria das pessoas não antecipa as coisas, apenas reage as circunstâncias. Normalmente decidem abrir uma empresa assim que são demitidos de seus empregos.
Se você começou a pensar sobre abrir um negócio, comece a planejar no papel e/ou no computador. Quando você registra a informação a probabilidade de você realizar é muito maior.
Tente calcular as margens de erro de sua estratégia ou por um instante, pense o que fará se nada der certo.
🥊 Não fique nas caixinhas:
• Vai dar tudo certo
• Não tem como dar errado
• Essa ideia é perfeita
• Já tenho tudo planejado (rsrs)
A falta de planejamento é um dos principais motivos para as empresas fecharem logo no primeiro ano em que são abertas, segundo o Sebrae.
A procrastinação é outro fator que compromete e muito os resultados de uma empresa. Certamente você conhece aquele ditado que diz assim: não deixe para amanhã o que se pode fazer hoje.
O tempo é um recurso escasso. Não importa o quão rico alguém seja, a pessoa não pode comprar uma hora a mais ou retirar uma hora do seu dia. Todos temos apenas 24h para fazer acontecer.
O que tem feito com seu tempo? A gestão do tempo é um fator chave de sucesso para qualquer empreendedor. E a procrastinação é um fator crítico que arruína as ações que precisam ser feitas para se obter resultados.
3 Erro – Falta de Inovação
Inovar é uma necessidade constante para qualquer empresa se manter. Por melhor e mais rentável que seja um produto ou serviço, se uma empresa não tiver a inovação como princípio se tornará obsoleta, esquecida e falida.
O que pretende empreender? Já pensou como fazer não só diferente, mas a diferença na vida das pessoas. Não seja um empreendedor que vende produtos e serviços, apresente soluções para os problemas das pessoas.
Toda vez que você lança uma campanha de publicidade, o cliente espera encontrar alguma novidade sobre a sua empresa. Se não há produtos novos e serviços novos, ele desanima. Temos que buscar sempre surpreender a clientela.
4 Erro – Ações isoladas de marketing
Este erro é clássico. Os empreendedores perguntam muito sobre: o que eu tenho que fazer para minha empresa aparecer, vender mais etc… São perguntas comuns de todo todo empresário(a).
Nunca tive contato com um dono de empresa que disse: como faço para vender menos, ganhar menos etc… Rsrs…
O fato é que não existe algo mágico que vire essa chave do sucesso de repente. A solução não é um folder da empresa, não são as redes sociais, não são os anúncios no Google, não é o site perfeito, uma placa nova ou um banner…
O que traz resultado é a combinação de várias ações de marketing, em vários canais e de forma constante. Anunciar, anunciar, anunciar…
Ter uma grande ideia, não significa que ela será um sucesso. Até as melhores ideias fracassam. Como diz outro ditado popular: é preciso estar no lugar certo e na hora certa!
São princípios tão básicos que até soam como clichês, mas estão cheios de verdade.
Um dos pontos cruciais de qualquer ação publicitária é o seu alcance. O retorno é proporcional a quantidade de exposição, por mais legal que seja a campanha, se as pessoas não ficarem sabendo dela, não adianta muita coisa!
Se você for divulgar on-line, como sugestão recomendo que adote 5 canais:
• Google Adwords
• Facebook Ads
• E-mail marketing
• Instagram Ads
• Site da empresa
Observação: todos canais são importantes, não estão listados por ordem de relevância)
Já no off-line busque revistas do seu setor e outdoors próximos a sua loja e/ou que indiquem para o consumidor acessar teu site!
O banner do lado de fora ou dentro da loja é coisa básica. Nada sozinho gera um grande impacto.
Recomendo e me prontifico a conversar com você e criar um plano de marketing/propaganda sólido e de acordo com seu orçamento.
5 erro – Caminhar sozinho
Adoro citar ditados populares, então lá vai mais um: sozinho você pode até sair na frente, mas juntos chegamos mais longe!
Você não terá vigor, nem mente pra gerenciar tudo de forma produtiva o suficiente para a empresa gerar um faturamento satisfatório e crescente.
Se você não tens sócios, arrume parcerias. Terceirize as áreas que menos domina e foque no comercial. Vender, vender, vender!
Tenha fome de clientes! 🍔🍔🍔 Rsrs…
6 erro – Não fidelizar clientes
Outro erro complicado! O custo para conquistar um novo cliente é até 5 vezes maior do que o de fidelizar um cliente antigo.
Fidelize seus clientes e gere recorrência. A previsibilidade de receita é um dos pilares que mantém uma empresa saudável financeiramente.
Uma ótima maneira de fidelizar clientes é capacitando-os. Um cliente educado entende o valor do seu trabalho e sabe pagar sem reclamar. Mais que isso, torna-se um divulgador da sua marca.
Tenha um blog em seu site com conteúdo relevante tanto para os novos, como antigos clientes. Envie este conteúdo carinhosamente por e-mail, sem exagerar na quantidade de envios para não ser chato.
A ferramenta sólida de e-mail marketing tem papel estratégico no negócio.
Aqui na ZNK somos certificados com uma empresa brasileira, porém internacional com clientes no Brasil, EUA e Portugal. Clique aqui para falar conosco e surpreender-se.
Entregue brindes da sua marca
Pode ser uma caneta, chaveiro, bloquinho, amostras… O importante para o cliente é demonstrar que você lembrou dele. Neste ponto também podemos te ajudar.
Mas, capte isso: sua marca tem que marcar! 🤔🤩
Estas foram apenas algumas dicas sobre erros comuns que empreendedores e empresários cometem, escreveremos em outro artigo algumas sugestões para você encantar seu cliente!
Obrigado, curta e compartilhe.