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produção de vídeo

A história pode render mais do que você magina!

Storytelling é basicamente uma narrativa. É uma ferramenta comumente usada na produção de conteúdos e pode se apresentar de várias maneiras: fictícia ou não, visual ou por narração. O mundo digital requer humanização, para que o usuário se identifique ou se interesse. Hoje, aprenderemos como usar um mecanismo tão poderoso quanto o storytelling na produção de vídeos institucionais.

Sabe aquele comercial de pílulas contra a calvície que mostra uma pessoa triste no espelho enquanto vê o cabelo cair, a câmera fecha e reabre com a pessoa ostentando uma cabeleira cheia após tomar as pílulas? Isso nada mais é que o storytelling em vídeo! O recurso de contar uma história com início, meio e fim para atrair os olhares do público. 

A importância do storytelling

Pessoas gostam de consumir material humano, isso é fato. É natural que procuremos nos conectar mais com gente e menos com projeções inanimadas. Só isso já seria um grande trunfo do storytelling, mas não para por aí:

Essa ferramenta pode ser utilizada para vender produtos e serviços ou até para criar uma boa imagem para a marca. Ela pode ser tanto usada em comerciais quanto em vídeos institucionais.

Outra grande conquista do storytelling em vídeo é a identificação do usuário com a marca. Vamos por partes: suponha que você é uma pessoa que acabou de se casar e quer comprar uma casa nova no litoral por gostar da praia, qual comercial chamará mais a sua atenção?

  • a) um comercial de uma imobiliária vendendo um apartamento à beira-mar, porém mostrando apenas o imóvel.
  • b) um comercial vendendo o mesmo apartamento, mas filmando a praia e o oceano azul, um casal feliz fazendo a mudança e finalizando com os dois caminhando de mãos dadas em direção ao mar, durante o pôr do sol.

 

A resposta é óbvia, não é mesmo? Porque o segundo comercial “pinta” como seria a sua vida após comprar o novo apartamento. Você não irá comprar apenas um imóvel bonito, mas sim uma vida feliz na praia ao lado de quem você ama.

O storytelling não vende só o produto, mas sim a necessidade de adquirir esse produto!

Se quiser saber mais sobre como produzir comerciais em vídeo, confira: Os melhores tipos de vídeo institucional para representar sua marca

 

storytelling vídeo

Desejo vs Dor

Embora o storytelling se apresente de muitas formas (algumas até bem sutis) quase todas as narrativas têm como finalidade tocar na dor e/ou no desejo de quem assiste.

Exemplo: se você é uma pessoa que está procurando emprego porém ainda muito inseguro de para qual empresa se candidatar. Você se depara no Facebook com o vídeo de um funcionário de uma empresa contando como ele tinha dificuldades financeiras que pararam após um tempo na empresa e que hoje ele já está com um cargo alto. Dor: desemprego e medo de escolher o emprego errado. Desejo: ser como o funcionário que possui um alto cargo e prosperou financeiramente.

No caso, essa empresa produziu um vídeo institucional com a intenção de chamar mais pessoas para trabalharem lá. O funcionário conta o início, (problemas financeiros) o meio (ser contratado pela empresa) e o fim (ser promovido e ganhar bem) da sua história. O vídeo foi estrategicamente pensado para comover e atrair todos aqueles que se identificarem com o funcionário, além de passar uma boa imagem da empresa.

Outro exemplo: é véspera do Dia dos Namorados e você está desesperada sobre o que comprar de presente para o seu namorado. De repente, na televisão começa o comercial de uma relojoaria, em que uma mulher chega até o namorado com uma caixa contendo um belo relógio. O homem abre, se surpreende com o presente, beija e agradece a namorada. Ele se vira para pegar uma caixa e entrega para ela. Lá estão dois anéis de noivado, ele se ajoelha e a pede em casamento. Dor: não saber o que comprar para o Dia dos Namorados. Desejo: agradar o namorado e ser pedida em casamento.

storytelling vídeo

Por isso existe a importância de definir bem o público alvo do vídeo e, consequentemente, o objetivo.

A chave é definir a mensagem que se quer passar e produzir um vídeo com planejamento estratégico para atrair aquilo que a sua empresa deseja.

Gostaria de deixar a produção dos seus vídeos institucionais nas mãos de uma empresa experiente e comprometida com resultados lucrativos para a sua marca?

A boa prática de semear...

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